Mãos Solidárias internacionalizam campanha de doações em benefício de comunidades em Pernambuco

Campanhas de solidariedade mobilizadas por organizações e movimentos integrantes da Frente Brasil Popular lançam plataforma de doações via website
Banco Popular de Alimentos da comunidade de Peixinhos, Olinda/PE (Foto: acervo Mãos Solidárias)

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Em 2020, milhares de famílias pernambucanas foram beneficiadas com a solidariedade de classe da campanha Mãos Solidárias e Periferia Viva Contra o Coronavírus.

O MST, em conjunto com outros movimentos sociais e religiosos, sindicatos, universidades, ONGs, trabalhadoras(es) do campo à cidade se levantaram contra o genocídio da população, frente à crise internacional  capitalista, pandemia da fome e sanitária e agravos do desgoverno.

Ao longo de mais de 9 meses, a campanha Mãos Solidárias teceu uma rede de colaboradoras(es) em Pernambuco, doando quase 400 mil Marmitas Solidárias, 30 mil Máscaras Solidárias e cerca de 450 toneladas de alimentos, que foram distribuídos em 30 municípios pernambucanos.

Ação de Agente Popular de Saúde durante acompanhamento familiar comunitário (Foto: acervo Mãos Solidárias)

Mais de 1500 Agentes Populares de Saúde foram formadas(os) no estado, nas zonas rurais e urbanas.  Beneficiando indiretamente 150 mil pessoas, com orientações sobre como prevenir-se e o que fazer para minimizar os impactos frente à pandemia do Covid-19.

Além disso, dezenas de Hortas Agroecológicas e Farmácias Vivas foram cultivadas. E outras dezenas de Bibliotecas Populares foram criadas por Agentes Populares da Educação, que se  espalharam por outros estados do Nordeste.

Farmácia Viva cultivada por Agentes Populares de Saúde do Campo (Foto: Acervo Rede Aroeiras de Saúde)

Neste sentido, continuamos a internacionalizar a luta e a solidariedade para que mais pessoas possam continuar sendo beneficiadas na construção de um Projeto Popular para o Brasil, compartilhando o que temos de melhor!

Para contribuir e tornar-se parte do Mãos Solidárias, de qualquer parte do mundo, acesse CampanhaMaosSolidarias.org.

*Editado por Ludmilla Balduino