Live de Natal Mãos Solidárias lança campanha de apoio aos estudantes de medicina do MST na Venezuela

Saiba mais sobre a live especial de Natal Mãos Solidárias no canal do Youtube Prosa no Quintal, que ocorreu nesta sexta (25) às 10h
Brigada do setor de saúde do MST em Normandia/Caruaru (Foto: Acervo MST-PE)

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Com a mediação de Jucy Carvalho, coordenadora do Mãos Solidárias Petrolina, no interior de Pernambuco, o evento reúne jovens estudantes de medicina da Escola Latino Americana de Medicina (ELAM) Salvador Allende, na Venezuela, da brigada do MST-PE. Em conjunto com Joelson Santos,  médico do MST formado pela ELAM Cuba, integrante do Mãos Solidárias Caruaru.

Tratando do tema: “Saúde e solidariedade: os desafios de estudar medicina fora do Brasil”, foi debatida também a crise sanitária que enfrenta o Brasil, assim como a extinção do Programa Mais Médicos e a organização da classe médica brasileira. 

Durante a live, foi lançada uma campanha de solidariedade aos estudantes de medicina do MST na Venezuela, como forma de arrecadar recursos para apoiar estudantes que retornarão aos estudos no ano de 2021.

Essas(es) estudantes são parte das famílias de acampamentos e assentamentos do MST do Vale do São Francisco. E há um ano foram selecionadas(os) para estudar medicina da família e comunidade pela ELAM, instituição mantida em parceria entre Cuba e Venezuela e que oferece a formação gratuitamente.

Durante o período de férias em que estão com suas famílias, farão acompanhamento de formações de Agentes Populares de Saúde, durante o “tempo-comunidade”, método pedagógico que faz parte de sua  formação. Intercambiando os conhecimentos que tiveram durante a pandemia, enquanto estavam no “tempo-escola”, ao longo desse ano de 2020.

Clique aqui para assistir à transmissão no canal do Youtube do Prosa no Quintal.

*Editado por Ludmilla Balduino