MST conquista novo assentamento em Santa Catarina

Na cidade de São Cristóvão do Sul (SC), o ano de 2021 começa com a construção do assentamento agroecológico Filhos do Contestado

Foto: Coletivo de Comunicação MST/SC

Por Coletivo de Comunicação MST/SC
Da Página do MST

No encerrar do ano de 2020, as 23 famílias Sem Terra organizadas em São Cristóvão do Sul (SC) receberam a notícia da conquista da terra. Após três anos de luta, puderam iniciar o ano 2021 com a construção do assentamento agroecológico Filhos do Contestado.

Desde o momento da ocupação, o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reivindicava junto ao poder público municipal a constituição do assentamento. Por fim, cerca de 23 hectares foram adquiridos as margens da rodovia BR 116.

Contudo, não é o mesmo local onde as famílias estão acampadas, e por esse motivo as famílias reivindicam o prazo de um ano para desocupar a área em questão, visto que é preciso colher os alimentos que estão plantados na área.

A produção da agricultura familiar é pequena no município, que é quase todo coberto pelo monocultivo de pinus. As famílias assentadas reivindicam agora condições para a produção de alimentos orgânicos e diversificados na nova área, para que possam ser entregues para a merenda escolar, a penitenciária, a feira e a entrega de cestas nas casas.

Foto: Coletivo de Comunicação MST/SC

De acordo com Vilson Santin, da direção do MST/SC, trata-se de uma conquista muito importante nessa conjuntura. “Nunca vamos deixar de fazer a luta pela terra, e vamos recriando a luta pela terra e construindo um novo modelo de assentamento, na linha da reforma agrária popular. Trata-se um assentamento agroecológico, mais próximo à área urbana, com lotes menores, mas que assegure a subsistência das famílias e abasteçam o município onde está localizado”, concluiu.

*Editado por Fernanda Alcântara