MST conquista área em Crateús (CE)

Governo do Estado do Ceará, através do Instituto de Terra do estado do Ceará (IDACE) comprou, na última sexta-feira (08), a Fazenda Besouro para atender a reivindicação das famílias

Por Pedro Neto
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou mais uma área para criação de assentamento em Crateús, no Sertão do Ceará.

As Famílias Sem Terra das comunidades de Cabaças e Besouro realizaram no mês de abril de 2014, a ocupação de terra nas proximidades do Lago de Fronteiras, com o objetivo de conseguirem uma área para trabalhar, no primeiro momento a negociação foi realizada junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), já que as famílias são atingidas pelo o Lago de Fronteiras. O DNOCS, porém, não resolveu os problemas das famílias, alegando não haver amparo jurídico para adquirir áreas para assentamentos na região.

A antiga Fazenda Besouro passará a ser chamada de Assentamento Terra Conquistada. Foto: MST Ceará

Não havendo possibilidades de adquirir uma área pelo DNOCS, o MST levou a pauta de reivindicação das famílias acampadas para o Governo do Estado, que assumiu o compromisso de adquirir a área.

Após realizar vistoria do imóvel, o Governo do Estado do Ceará, através do Instituto de Terra do estado do Ceará (IDACE) comprou, na última sexta-feira (08), a Fazenda Besouro para atender a reivindicação das famílias.

Nos  próximos dias acontecerá, de forma oficial, o repasse da área para as famílias através do Ato de Imissão de Posse.

A antiga Fazenda Besouro passará a ser chamada de Assentamento Terra Conquistada, o nome foi discutido pelas futuras famílias assentadas na área. “Foram seis anos de muitas lutas, resistência, com a esperança e o sonho de conquistar um pedaço de terra para trabalhar”, destacou Evangelista, um dos Sem Terra acampados.

João Paulo Alves, dirigente do MST na região, destacou a importância da conquista e agradeceu o apoio e solidariedade dos movimentos sociais de Crateús durante a ocupação. O dirigente destacou ainda que o MST vai continuar no território lutando contra toda forma de opressão e violações que acontecem com a população atingida pela barragem do Lago de Fronteiras.

Para Creunice Bezerra, militante do MST em Crateús, a conquista vai fortalecer a luta pela Reforma Agrária Popular na região. “Vamos continuar organizando os camponeses e camponesas desse território para que todas e todos possam ter terra para trabalhar, inclusive reafirmamos o compromisso com os demais acampamentos de continuar pautando junto ao governo a compra de outras áreas para resolver a situação dos demais acampamentos.” 

*Editado por Gustavo Marinho