Fruto de assentamentos e referência na produção de sementes, BioNatur faz 24 anos

Com safra de produtos orgânicos, sem agrotóxicos e colheita manual, a marca já produz mais de 200 tipos de sementes

Para se tornar produtor associado é necessário produzir de forma agroecológica: rede de sementes foi fundada por assentados do MST em 1997. Foto: Leandro Molina

Por Redação Brasil de Fato/São Paulo (SP)

Fundada em 17 de janeiro de 1997, por 12 famílias de assentamentos do MST no município de Candiota, no Rio Grande do Sul, a Rede de Sementes Agroecológicas BioNatur está completando 24 anos.

Pensada com o intuito de produzir e comercializar sementes que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirirem, a BioNatur se tornou uma referência no segmento, cooperando para uma alimentação mais saudável e conectada com a agroecologia.

Leia mais: A agroecologia em tempos de covid-19

A experiência de produção de alimento sem veneno e adulteração genética cresceu e hoje a BioNatur produz mais de 200 tipos de sementes, que variam entre hortaliças, grãos, forrageiras e plantas ornamentais.

Para se tornar um produtor associado à BioNatur, é necessário produzir de maneira agroecológica, sem o uso de insumos químicos sintéticos e livre de transgênicos ou híbridos. A colheita deve ser manual.

A certificação dos lotes das produções ocorre via auditoria, feita pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) em todas as safras, variando de 3 meses a 6 meses, de acordo com o tipo de cultivo.

Edição: Rogério Jordão/Brasil de Fato