14 filmes que relatam a história do MST, da sua criação aos dias de hoje
Por Bárbara Vida
Da Página do MST
Em homenagem ao aniversário do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, separamos curtas e longa metragens, ficção, websérie, clipe e documentários que vão fazer você conhecer um pouco mais sobre nossa história.
Na lista temos curta-metragens como “A Classe Roceira”, de 1985, ao filme “LGBT Sem Terra: o amor faz revolução”, de 2020. Filmes que abordam temas como o Massacre de Eldorados dos Carajás, à construção da Escola Nacional Florestan Fernandes.
1. A Classe Roceira
Berenice Mendes / 1985
Retrata a luta pela terra no Paraná e a formação do MST neste estado como resposta à inoperância do 1º Plano Nacional de Reforma Agrária. Guarda o registro das músicas cantadas pelos acampados para motivar a luta de todos.
2. Terra para Rose
Tetê Moraes / 1987
O filme retrata a fé e a determinação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Rio Grande do Sul. Aborda também os depoimentos dos fazendeiros e do dono da fazenda Anoni, a qual o governo reconheceu como área improdutiva e seria alvo dos trabalhadores. Rose é somente um grito que na época contava com mais de 100 mil trabalhadores, um grito coletivo , uma lição de cidadania, um pedido de respeito.
3. Getulina Meu Amor
Miriam Lourenção e Robson Janes / 1994
Documentário de uma ocupação de terras no estado de São Paulo, enfatizando a ação da organização e gestão dos trabalhadores rurais Sem Terra. A luta pela terra e reforma agrária!
4. Pensar em Você
Chico Cesar / 1999
Clipe da canção Pensar em Você, do cantor e compositor Chico César rodado num acampamento do MST no estado de São Paulo.
5. Raiz Forte
Aline Sasahara e Maria Luisa Mendonça / 2000.
Documentário de pessoas que se aproximaram do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra buscando um pedaço de chão, uma vida mais digna, um caminho para a construção de uma sociedade mais justa. A partir das lembranças e do dia-a-dia desses cidadãos, entendemos as pessoas que optaram por fazer de suas vidas, a luta pela terra e que por ela resistem.
6. Arquiteto da Violência
MST e CPT / 2000
Anos de chumbo do Governo Jaime Lerner. As suas duas gestões à frente do governo do Paraná tiveram como característica o elevado índice de violência contra trabalhadores rurais. “Foram os oito anos mais duros no MST no Paraná. Muito assassinato, muito sangue, muita agressão, muito despejo, tortura”.
7. 5º Congresso Nacional do MST – Lutar Sempre
Brigada de Audiovisual da Via Campesina / 2007
O documentário “Lutar Sempre! 5º Congresso Nacional do MST” vai além do registro daquele que foi considerado o maior congresso de camponeses da história na América Latina, reunindo mais de 17.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra de todo o Brasil e convidados.
8. Los Sin Tierra – Por los Caminos de América
Miguel Barros / 2007
Narra o nascimento, a trajetória e a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. Dirigido por Miguel Barros e coproduzido pela El Deseo, da qual faz parte o premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, o documentário é uma importante denúncia contra a realidade concentradora de terra e a violação dos direitos humanos no país.
9. ENFF: Uma escola em construção
MST / 2009
Com depoimentos de Aleida Guevara e István Mészáros, dentre outros, o documentário sobre os 5 anos da Escola Nacional Florestan Fernandes – Guararema/SP mostra como foi o processo de construção da escola e o seu funcionamento.
10. Lutar, construir Reforma Agrária Popular!
MST – BAEC / 2014
Entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2014 aconteceu o 6° Congresso Nacional do MST, em Brasília. Na ocasião, mais de 15 mil Sem Terra, oriundos de 23 estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de 1.000 crianças Sem Terrinha e a presença de 250 convidados internacionais dos cinco continentes do mundo, se reuniram para participarem de um dos momentos mais importantes do MST.
11. “A farsa: ensaio sobre a verdade”
Companhia Estudo de Cena / 2017
A websérie realizada 21 anos após o Massacre de Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, em que foram assassinados 21 trabalhadores Sem Terra. A série além de abordar o Massacre de camponeses em 1996, fala também sobre a trajetória da peça teatral “A farsa da justiça burguesa”.
12. Ocupar, Resistir e Produzir! – As feiras do MST
MST – BAEC / 2018
As feiras do Movimento Sem Terra celebram nossa luta. Depois de ocupar e produzir, resistimos cotidianamente socializando nossa cultura e a produção de alimentos saudáveis com o povo da cidade. Nós seguimos em luta, pois acreditamos que outro modelo de produção é a base de uma sociedade livre e justa. Confira o documentário que mostra que alimentar é um ato político!
13. Chão
Camila Freitas / 2019
Enquanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza protestos e movimentações para pressionar o governo a aprovar uma reforma agrária que redistribuirá o território de uma usina prestes a falir, um grupo de conservadores ligados a latifundiários luta para acabar com as manifestações dos ocupantes.
14. LGBT Sem Terra: o amor faz revolução
MST – BAEC / 2020
“Malditas sejam todas as cercas, todos os armários e todas as leis que nos privam de viver e de amar!”. Assim lançamos o curta “LGBT Sem Terra: o amor faz revolução”! E se você não conseguiu assistir durante a live, não se preocupe, postamos aqui para você assistir e compartilhar quantas vezes quiser e achar necessário.
*Editado por Fernanda Alcântara