Saudações no 37º Aniversário do MST

Mensagem da Pan Africanismo Today celebra aniversário do MST

Brigada Internacionalista Samora Machel

Da Página do MST

21 de Janeiro de 2021

O MST tem, por quase quarenta anos, enfrentado corajosamente a antiga injustiça do século do capitalismo de deslocar os seres humanos da terra de que necessitam para produzir meios de subsistência, alimentos e abrigo. Em 1984 o MST é fundado, após ter nascido das lutas isoladas dos trabalhadores rurais sem terra do Brasil. O MST passou a refletir a diversidade cultural e a forte vontade política do povo brasileiro e construiu as bases para que os movimentos sociais se organizassem em uma política viva que refletisse a identidade e as lutas do povo do movimento. O firme e inabalável compromisso do MST com a justiça social e o desenraizamento dos males do capitalismo tem visto o movimento construir a solidariedade internacional da classe trabalhadora através do compartilhamento de seus princípios, valores e métodos com os povos do mundo. 

Hoje, nós na África somos muito mais ricos do que o compromisso resoluto do MST com os povos sem terra do mundo. O MST através da Escola Nacional Florestan Fernandes expandiu sua estrutura de justiça social e fraternidade para a América Latina e o mundo. Da África do Sul a Gana, Zâmbia, Marrocos, Zimbábue, Congo, Marrocos, Tunísia e mais além, nossos movimentos e organizações africanos estarão sempre em solidariedade com o MST. 

Como amigos do MST, aprendemos sobre construção e organização de movimentos, agroecologia, educação popular e ganhamos muitos amigos ao longo do caminho. O MST nos ensinou a reorganizar nossas lutas políticas pela terra através de suas ocupações fundiárias enraizadas na comunidade, na dignidade humana e no respeito a toda a vida e ao meio ambiente. O MST continua sendo um movimento construído e mantido por seu povo, desenvolvendo-se de acordo com as necessidades e lutas dos trabalhadores rurais e sem terra do Brasil.

Ao longo dos anos o MST nos ensinou a perseverar diante da dura oposição, tendo enfrentado a intimidação arbitrária e criminosa de seus opositores desde sua criação até os dias de hoje. 

Saudamo-lo no aniversário revolucionário de seu movimento e em mais um ano de organização em luta. Aguardamos com expectativa mais um ano de aprendizagem uns com os outros enquanto tomamos as celebrações de hoje das tremendas conquistas do MST para nos recomprometermos a fortalecer e unificar as lutas das massas contra o capitalismo e o imperialismo. Ao lado dos movimentos e organizações populares do continente africano, desejamos a vocês força para as lutas pela frente, a vitória é certa!

Em solidariedade
Pan Africanism Today Secretariat
Secretaria Regional da SSA do IPA
Secretaria Regional da SSA do IWAIS