Comunicação
Programa de TV aborda agroecologia e alimentação saudável
Da Página do MST
Agora em formato de vídeo, o programa Bem Viver estreia no próximo dia 30 nas redes sociais do Brasil de Fato e na TVT (TV dos Trabalhadores). Com transmissão às 11h30, aos sábados, com reprise aos domingos, às 13h30, o Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato que teve início em 2018, no formato radiofônico, e agora ocupa espaço também nas telinhas.
Com 28 minutos de duração e apresentação da jornalista Luana Ibelli, o programa irá abordar temas como saúde, alimentação saudável, agroecologia, reforma agrária e assentamentos rurais, além de formas de como ter uma vida mais saudável de maneira leve e didática.
Para Beatriz Pasqualino, da direção do Brasil de Fato, a iniciativa vai ampliar a divulgação das experiências agroecológicas, dos saberes populares do campo e da riqueza cultural e regional brasileira que não têm o espaço adequado na mídia comercial.
“Com o programa Bem Viver no rádio, queremos levar a agricultura familiar, alimentação saudável e saúde popular aos mais diversos públicos em emissoras comerciais e comunitárias do campo e da cidade. Essa não é uma tarefa fácil, ainda mais em meio a uma pandemia, mas é cada vez mais urgente e necessária em tempos como os atuais, em que devemos repensar nosso modo de vida e como nos relacionamos com a natureza e a comunidade”, explica Beatriz.
O Bem Viver terá 5 quadros fixos:
• Comida de Verdade, em que a cozinheira Letícia Massula, do projeto Cozinha da Matilde, traz receitas tipicamente brasileiras, com uso preferencial por alimentos orgânicos e livres de veneno. Letícia conta ainda a história dos alimentos e causos sobre hábitos alimentares no Brasil como o do arroz vermelho ou arroz do sertão, cuja produção chegou a ser proibida em temos da coroa no Brasil e durou 120 anos. Apenas em 2009 esse arroz deixou de ser considerado “erva daninha”.
• Dica de saúde, momento em que profissionais de saúde dão dicas de como prevenir doenças, cuidados pessoais e de como ter uma vida mais saudável.
• Momento agroecológico, quadro que mostra experiências diversas na área da agroecologia, alimentação sem veneno, agricultura familiar e os perigos do uso de agrotóxicos, como o Projeto Caatinga, iniciativa pernambucana para preservação do bioma e da segurança alimentar da região.
• Alimento é saúde, em que profissionais de saúde falam sobre as propriedades e benefícios dos mais diversos alimentos, suas vitaminas e benefícios para o nosso corpo.
• Mosaico Cultural, com música, cinema, literatura, teatro, todas as vertentes da arte como forma de potencializar nosso Bem Viver.
• Entrevista, que traz um bate-papo com profissionais de saúde, educação, cultura, psicologia, que falam sobre questões relativas à vida saudável, agroecologia e bem-estar.
Programa Bem Viver
O Bem Viver estreiou na Rádio Brasil de Fato em dezembro de 2018, com o objetivo de levar um bate-papo descontraído para o ouvinte sobre agroecologia, saúde e alimentação saudável. Atualmente o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo, 93,3 FM na Baixada Santista e outras 20 rádios.
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify, Google Podcasts, iTunes e Deezer.
Serviço
Onde assistir: pelas redes sociais do Brasil de Fato ou pela TVT
Quando: sábado, às 11h30 – reprise domingo, às 13h30