Fique em casa, mas não em silêncio: confira 7 dicas do MST para curtir o Carnaval com segurança

As tradicionais comemorações de Carnaval não são recomendadas para evitar aglomerações, mas ainda é possível levar o clima da festa com a perspectiva da luta do campo e da cidade
Em 2020, enxadas foram instrumentos no Bloco Pisa Ligeiro. Foto: Dowglas Silva

Da Página do MST

Uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval é o momento onde o povo brasileiro celebra a cultura do nosso país, em suas mais diversas formas de expressão. Entretanto, a pandemia do coronavírus, que já vitimou mais de 235 mil pessoas no país, mudou a forma a nossa forma de comemorar a festa mais popular do Brasil.

Mesmo diante de tantos desafios, é importante pensar no Carnaval e seu caráter que expõe a leitura sobre a realidade em que vivemos, já que o momento também reflete as críticas sociais e políticas do Brasil.

Desde o começo do isolamento, o MST tem usado a bandeira “Fique em casa, não em silêncio”, para celebrar, debater e organizar o Movimento durante a pandemia, as ações vão desde campanhas como Mulheres Sem Terra: Contra os vírus e as violências até dicas do setor de saúde do MST.

Seguindo essa linha, separamos algumas recomendações para este Carnaval diferente que se aproxima. Afinal, mesmo de casa, ele ainda pode ser de muita luta e comemoração.

Confira!

1. Aglomeração nesse carnaval está fora de cogitação!

Esta é a regra básica para este Carnaval: fique em casa! Sabemos que pode ser difícil depois de tantos meses em quarentena, mas é importante não participar de nenhuma aglomeração, de qualquer espécie, neste período. Lembre-se que estamos enfrentando uma pandemia e a vacina ainda não chegou para a maioria da população!

MST Carnaval Pernambuco
Saudades de uma aglomeração? Revisite as galerias com fotos da folia, mas não saia de casa! Foto: MST no Carnaval Pernambuco, 2020

2. Agite a luta nas redes!

Em tempos de pandemia, as redes sociais e rádios comunitárias têm se constituído enquanto veículos de comunicação, divulgação, articulação e formação política das bases do MST. E você também pode participar das nossas lutas! Use sua voz nas redes sociais pelo “Fora, Bolsonaro”, “Vacina Já” e “Auxílio Emergencial”.

3. Se for sair, use máscara!

Caso você tenha que sair, mantenha os cuidados básicos praticados nesses tempos de Covid-19. Se for à praia, por exemplo, mantenha a distância de segurança de 2 metros de outras pessoas, tanto na areia quanto no mar, já a distância entre os guarda-sóis deve ser de 3 metros. Exercícios físicos devem ser feitos sempre individualmente, mantendo a distância.

Foto: Lizely Borges/MST

4. Que tal uma maratona de autocuidado?

Aproveite a semana de carnaval para se cuidar. O autocuidado e a luta caminham lado a lado, e em nossa rotina precisamos desenvolver práticas e exercícios que nos ajudem a cuidar de nós mesmos tanto na saúde individual, contribuindo na prevenção de doenças, mas também nas relações coletivas.

Confira aqui uma reportagem especial que o MST fez com dicas de autocuidado!

5. Faça a sua folia em casa

Decore os espaços com enfeites de carnaval, máscaras e confetes! Para entrar no clima, faça uma playlist exclusiva com músicas carnavalescas para animar os familiares e amigos; além da programação com diversos artistas e blocos carnavalescos que farão live neste feriado, também destacamos as Rádios e a nossa Musicoteca do site! Para assistir às atrações, vale enfeitar a casa e sugerir às crianças que escolham roupas e adereços coloridos.

Foto: Lizely Borges

6. Festival de guloseimas

E que tal aproveitar o feriado para preparar e saborear as diversas delícias da terra? Sabemos que a alimentação é a base de tudo, e por isso uma alimentação saudável é sempre bem vinda! Escolha por produtos orgânicos, da Reforma Agrária e livres de agrotóxicos, e melhor ainda se estes alimentos que fortalecem a imunidade e com ação antimicrobiana!

7. Se viajar, fique em isolamento por uma semana na volta

Foto: Arquivo do MST

Quem precisar viajar deve redobrar os cuidados básicos, especialmente quando retornar. É recomendado um isolamento mínimo de sete dias para ajudar a reduzir os riscos de transmitir o novo coronavírus aos entes queridos. A pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios como tosse, sinusite, dor de garganta, febre e, caso algum destes sintomas persista, vá a um médico e faça o exame de Covid-19.

*Editado por Maura Silva