Conheça Malcom X

6 indicações para conhecer o legado e a história de Malcom X

Para conhecermos ainda mais da história e trajetória de Malcom X que, mesmo breve, deixou um importante marco na luta internacional, separamos algumas dicas de filmes e livros que contam parte de sua vida e da luta antirracista

Da Página do MST

56 anos após o assassinato de Malcom X, seu legado na luta antirracista segue ainda atual. Malcom foi assassinado em 1965, no bairro do Harlem, em Nova Iorque, quando discursava em um teatro lotado.

Para conhecermos ainda mais da história e trajetória de Malcom X que, mesmo breve, deixou um importante marco na luta internacional, separamos algumas dicas de filmes e livros que contam parte de sua vida e da luta antirracista.

1. Livro “Malcom X: uma vida de reinvenções”, de Manning Marable

Escrito por Manning Marable, a biografia foi traduzida para o português pelo Berilo Vargas e publicada pela Editora Companhia das Letras, ganhou do prêmio Pulitzer de 2012 revela as muitas transformações e lutas na vida do mais radical militante antirracista dos Estados Unidos.

Também está disponível gratuitamente em PDF através do link: https://bit.ly/2NQJu7W

2. Filme “Malcom X”, de Spike Lee

Filme que trata a trajetória de Malcom, interpretado no longa pelo ator Denzel Washington, foi produzido em 1992 baseado no livro “The Autobiography of Malcolm X”, contada pelo próprio Malcom para o escritor Alex Haley

3. Documentário “Quem matou Malcom X?”

Série documental da Netflix lançada em 2020, dividida em seis episódios, conta a história de Malcom X e seu assassinado que até hoje não se sabe realmente quem mandou matá-lo.

O documentário aponta grandes lacunas na investigação do FBI sobre o caso e expõe uma rede de intrigas entre mulçumanos, a qual Malcom fez parte. Além disso, revela novas evidências e novos suspeitos do assassinato.

4. Livro “A autobiografia de Malcom X”

Lançado em 1965 nos Estados Unidos, a Autobiografia de Malcolm X produzida em co-autoria com Alex Haley, conta a história de Malcom e do movimento antirracista e da luta negra pelos direitos civis nos Estados Unidos do século XX.

Tenha acesso ao material no link: https://bit.ly/3pOZg0N

5. Livro “Há uma revolução mundial em andamento: discursos de Malcom X”

A coletânea, publicada pela LavraPalavra Editorial em parceria com a Revista Clio Operária, concentra em suas duzentas páginas discursos proferidos por Malcolm após sua ruptura com a “Nação do Islã” e sua viagem à Meca e à África, em 1964.

6. Livro “Fidel e Malcom X: memórias de um encontro”

Fidel e Malcolm X: Memórias de um Encontro foi compilado por Rosemari Mealy com contribuições de cubanos e norte-americanos que deram suas perspectivas como historiadores, poetas, jornalistas e ativistas políticos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1993. Na introdução à segunda edição, de 2013, Mealy explica que o livro foi “inspirado pelo simpósio ‘Malcolm X Speaks’, de 1990, em comemoração ao 65º aniversário de Malcolm X realizado em Cuba.” O simpósio foi organizado por Mealy e Assata Shakur e hospedado pelo Centro Cultural Casa De Las Américas, em Havana.

*Editado por Gustavo Marinho