Quarentena Sem Terra

Em clima de carnaval, Programa Cantoria de Varanda estreia segunda temporada neste sábado (27)

Programa da quarentena Sem Terra segue com muita cultura popular e alegria
Cantoria de Varanda reestreia neste sábado (27/02). Arte: MST

Da Página do MST

Com transmissão ao vivo nas redes sociais do MST, estreia às 17 horas a segunda temporada do Programa Cantoria de Varanda. Com o tema “O carnaval é o povo quem faz”, a edição de hoje (27) conta com a participação do Bloco Unidos da Madrugada, de São Paulo, e do Grupo Rebeldia Cabana, do estado do Pará.

A estreia de 2021 ainda conta com o já tradicional quadro “Cante lá que eu canto cá”, com a participação de artistas populares de todo o país. O programa que promete muita folia carnavalesca terá a apresentação de Luz Marin, do Coletivo de Juventude do MST.

Há quase um ano, construído pelo Coletivo de Cultura e pelo Setor de Comunicação do MST, foi ao ar pela primeira vez o Programa Cantoria de Varanda, com o objetivo de levar o clima das históricas Noites Culturais das atividades do Movimento para a casa dos militantes e amigos do MST no período da pandemia. Desde o primeiro programa, foram ao ar cerca de 40 programas, com uma variedade de temas e convidados de todas as regiões do país e até de outras partes do mundo.

Dandara D`Araçá, do Coletivo de Cultura do MST e da produção do Programa Cantoria de Varanda, destacou que mesmo com a manutenção do formato do programa para a nova temporada, algumas novidades devem marcar o Cantoria de Varanda em 2021.

“Além de novas temáticas, os programas em 2021 pretendem trazer ainda mais cantadores e cantadoras dos nossos territórios, além de ampliar nossos momentos para outras linguagens artísticas, como a dança e o teatro, por exemplo”, explicou.

Comentando do acúmulo que o Cantoria de Varanda teve em 2020, Dandara destaca ainda o papel do programa na aproximação da militância do MST no período da pandemia. “O Cantoria de Varanda proporciona um verdadeiro encontro! É a verdadeira cantoria ao redor da fogueira para reencontrarmos nossos amigos e amigas de todo o país”.

“A experiência do programa confirmou o entendimento da importância da construção de espaços voltado para a socialização e produção de arte, para a nossa militância e o povo brasileiro ter a experimentação de fruição artística, mas não arte só para distrair e animar, mas arte como uma mediação para conhecer o mundo e socializar conhecimento”, reforçou Dandara.

O programa que será transmitido semanalmente em todas as redes sociais do MST, vai ao ar sempre aos sábados. Acompanhe nossos canais e saiba da programação.

*Editado por Fernanda Alcântara