Nota de Pesar

MST no Maranhão lamenta a morte do militante José Carlos Diniz

Militante dedicou quase três décadas de colaboração na luta pela Reforma Agrária
José Carlos, à direita, militante histórico da Reforma Agrária no Maranhão. Foto: Arquivo pessoal

É com grande pesar e dor que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Maranhão vem trazer a triste notícia do falecimento, por complicações da Covid-19, de José Carlos Diniz (Zé Carlos), um militante histórico que, durante quase três décadas ajudou a organizar trabalhadores rurais na luta pela Reforma Agrária.

Zé Carlos foi um dos organizadores de uma das maiores ocupações realizadas pelo MST no Maranhão, a ocupação da Fazenda Califórnia em Açailândia, no oeste do estado, em março de 1996. A ação dos trabalhadores desta ocupação assentou quase 800 famílias em duas áreas, formando sete agrovilas, uma destas é a Nova Conquista, onde Zé Carlos se assentou e manteve-se firme na luta.

Mais do que um militante, Carlos Diniz doou uma família inteira para as lutas do MST. Leandro Diniz do Coletivo Nacional de Juventude, Evandro, agrônomo, do setor de produção e Eliane do setor de educação. Pode-se dizer ainda, que ele ajudou a conduzir uma das comunidades mais ativas do Movimento Sem Terra no Maranhão. Esteve sempre presente, em mobilizações nacionais, ocupações, marchas. Alegre, sempre animou e agitou desde os Sem Terrinhas aos mais experientes Sem Terras.

Zé Carlos, ao centro, foi um dos organizadores das maiores ocupações do MST no Maranhão, em Açailândia. Foto: Arquivo pessoal

Luiz Antônio, da Direção Nacional do MST e assentado na mesma comunidade, lembra que Zé Carlos foi firme em todos os momentos, ajudou na organicidade da comunidade, da associação e da cooperativa. “Um grande militante e companheiro, sempre defendeu o Movimento e as causas das diversas lutas”. Comentou.

Zé Carlos faleceu as 16 horas deste domingo, no Hospital Municipal de Imperatriz, onde estava internado desde o dia 09 de fevereiro.

“A morte não é verdade quando se cumpre bem o papel da vida”

Zé Carlos presente!

*Editado por Solange Engelmann