Comunicação

Terceira temporada do Programa Análise de Conjuntura estreia nesta sexta (05)

Com mudanças no formato e horário, programa feito pelo MST apresenta debates e reflexões sobre a política no Brasil e no mundo
Alguns participantes do Programa de Análise de Conjuntura em 2020. Foto: Divulgação MST

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Desde junho de 2019, o Programa de Análise de Conjuntura traz semanalmente fatos centrados nos acontecimentos da semana, além disso, as perspectivas das lutas políticas no Brasil e no mundo. Esta semana, o Programa retorna em seu terceiro ano com Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, que traz neste especial as lutas do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Coincidentemente, o último episódio do ano passado também trazia as considerações de Kelli Maffort, que fez na ocasião uma retrospectiva sobre a luta pela Reforma Agrária Popular em 2020 e os desafios do ano marcado pela pandemia de Covid-19 (confira aqui o episódio anterior).

O programa é uma iniciativa do Setor de Comunicação, a partir da Brigada Audiovisual Eduardo Coutinho (BAEC), e sempre procura trazer uma reflexão ampla do comportamento das classes na nossa sociedade, trazendo diferentes atores do MST e parceiros.

João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST e um dos idealizadores do projeto inicial, lembra que o programa apresenta aspectos políticos e frentes de luta, trazendo diferentes olhares que atuam diretamente na conjuntura política no Brasil e no mundo. “De um lado, a burguesia, com seu poder do capital, e do outro, a classe trabalhadora, com o seu poder de produzir as riquezas. No meio, o Governo, as Instituições públicas, que infelizmente, nestes tempos, foram assaltadas pela burguesia. Não só o Governo Federal, por meio do governo Bolsonaro, mas também os grandes meios de comunicação, o poder judiciário, a grande maioria do legislativo nacional, estão sob poder absoluto da burguesia”, afirmou na apresentação do programa.

Este ano, o Análise de Conjuntura muda de dia e horário: toda sexta, às 16h, estaremos disponibilizando o programa, que agora contará com apresentadoras e apresentadores fixos, nas redes do MST e de veículos e instituições parceiras.

Kelli Mafort faz a Análise de Conjuntura desta semana. Foto: Reprodução

Nesta reestreia, Kelli Mafort faz um apanhado dos desafios do ano e enfrentamento ao ápice da pandemia e as bandeiras de luta que o MST têm levantado, como a Vacina para todas e todos; Auxílio Emergencial e sua relação direta com o aumento da fome e PL da Agricultura Familiar; e a importância do “Fora Bolsonaro!”.

A proposta de analisar a conjuntura, segundo a coordenação de conteúdo do programa, é debater além de espaços acadêmicos e trazer esses encaminhamentos para a prática. “Nós, como movimento social e popular, temos que tirar as lições da análise da correlação de forças, para que nos ajude, como classe, a defender os nossos direitos, para enfrentar a ofensiva dos interesses do capital.”

Serviço

Programa Análise de Conjuntura
Toda sexta-feira (reestreia neste 05/03), às 16h
Nas redes sociais do MST – Facebook e Youtube

*Editado por Wesley Lima