Solidariedade

1,5 toneladas de alimentos e 50 botijões de gás são doados em Recife

Ação compõe as campanhas de lutas do mês das Mulheres mobilizadas por sindicatos dos petroleiros, movimentos sociais e feministas em Pernambuco

Doações distribuídas no Coque em Recife/PE. Foto: Helena Dias.

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Nesta quinta-feira (4), Dia Nacional de Luta por Preços Justos para os Combustíveis, houve ações de solidariedade voltadas para as Mulheres em Recife (PE), na luta pelo Fora Bolsonaro, Vacina para todas e todos e Renda Básica já!

A ação foi realizada na comunidade do Coque, periferia urbana de Recife, onde foram doados 1,5 toneladas de alimentos agroecológicos vindos de assentamentos do MST da região metropolitana. Além disso, 50 botijões de gás distribuídos pela Frente Única dos Petroleiros (FUP) representantes dos estados de Pernambuco e da Paraíba (SindPetroPEPB).

A ação chamou a atenção contra o desmonte da Petrobrás, e sua política liberal de Paridade de Preços de Importação (PPI), implementada após o impeachment da presidenta Dilma. O último aumento dos preços em vigor desde o dia 2 de março, deixou o gás de cozinha 5,2% mais caro, assim como a gasolina  (4,8%) e o diesel (5%). É o segundo reajuste do gás de cozinha somente este ano.

A mobilização também contou com apoio das companheiras da Marcha Mundial das Mulheres e Levante Popular da Juventude, que compõem a rede de apoio das campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva Contra o Coronavírus, que mantêm ações de solidariedade no bairro desde o início da pandemia.

*Editado por Fernanda Alcântara