Renda Básica

Movimentos populares e vereadores do Recife lançam campanha pela Renda Básica

O lançamento do Manifesto da campanha, Para vencer o vírus e a fome! Renda Básica para o Recife: é preciso, é possível, é urgente! está previsto para está terça-feira (9)

Manifesto aponta que o Recife necessita de um Programa Municipal de Renda Básica e tem apoio de grande parte da população. Foto: Ascom Sindsep-PE/Divulgação

Da Página do MST

Os movimentos populares organizados na articulação da Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, em parceria com os mandatos da vereadora Dani Portella e vereador Ivan Moraes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), da vereadora Liana Cirne do Partido dos Trabalhadores (PT) lançam uma campanha pela Renda Básica para o município do Recife, em Pernambuco.

Diante da marca de 265 mil pessoas mortas pela Covid-19, atingida pelo Brasil neste domingo (7), a campanha aponta que as famílias das periferias sofreram maior impacto do Coronavírus com o aumento do desemprego, diminuição da renda e aumento da fome. Por isso, é extremamente urgente e necessário a continuidade do auxílio emergencial e a criação de um programa de Renda Básica no Recife, como exemplo ao país.

“Chegou a hora de dizer que é fundamental o retorno dos maiores níveis de cuidado, com a ampliação do isolamento social e a interrupção de serviços não essenciais. Mas isso precisa vir acompanhado com a volta do auxílio emergencial, vacinação em massa e outras políticas de fortalecimento das mais vulneráveis.(…) A cidade do Recife deve posicionar-se diante desse quadro, se tornar referência para o Brasil e tomar a dianteira de um programa de Renda Básica que dê condições de nosso povo organizar-se para resistir aos impactos das medidas que listamos acima”, defende manifesto.

Filas para saque do auxílio emergencial em Caruaru (PE), demonstra que fim no benefício agravar desemprego e condição de vida. Foto Rede Brasil Atual/Divulgação

O lançamento do Manifesto da campanha Para vencer o vírus e a fome! Renda Básica para o Recife: é preciso, é possível, é urgente! está previsto para ser realizado nesta terça-feira (9).

Confira o Manifesto!

Para vencer o vírus e a fome!

Renda Básica para o Recife: é preciso, é possível, é urgente!

No início desse mês de março de 2021 o Brasil entrou no pior período desde o início da pandemia do novo Coronavírus. As UTIs lotadas por todo país e os recordes diários de mortes mostram a gravidade da situação. O SUS [Sistema Único de Saúde], mesmo com as tentativas de sucateamento dos últimos anos, foi capaz de suportar a demanda e salvar milhões de vidas. Mas a irresponsabilidade do Presidente Jair Bolsonaro no trato da pandemia, geraram o quadro que estamos. O seu desprezo pela vida se manifesta de forma ainda mais cruel na recusa por parte do governo federal em estabelecer um plano objetivo para a vacinação em massa de nossa população e acelerar a aquisição e produção de vacinas.

As mais de 260 mil mortes não impactaram a todas as famílias de forma igual. Afetaram principalmente as famílias das periferias das grandes cidades. As organizações populares e movimentos sociais deram verdadeiros exemplos de solidariedade, defendendo medidas de isolamento, informando a população, distribuindo máscaras e alimentos, mas também cobrando ações do Governo como o auxílio emergencial. Chegou a hora de dizer que é fundamental o retorno dos maiores níveis de cuidado, com a ampliação do isolamento social e a interrupção de serviços não essenciais. Mas isso precisa vir acompanhado com a volta do auxílio emergencial, vacinação em massa e outras políticas de fortalecimento das mais vulneráveis. É preciso seguir um caminho diferente do que faz o atual Presidente, que promove uma ampla chantagem ao congresso nacional, condicionando o retorno do auxílio emergencial ao ajuste fiscal, reduzindo ainda mais os poucos recursos destinados à saúde e educação.

A cidade do Recife deve posicionar-se diante desse quadro, se tornar referência para o Brasil e tomar a dianteira de um programa de Renda Básica, que dê condições de nosso povo organizar-se para resistir aos impactos das medidas que listamos acima.

O Recife pode ter um Programa Municipal de Renda Básica com dinheiro que já existe no orçamento municipal. Dinheiro que pode ser retirado do que não é urgente, do que pode ficar para depois. De onde se gasta demais. Nossos contratos de coleta de lixo chegam a custar R$ 40 milhões/ano a mais do que uma cidade como Porto Alegre, do mesmo porte da nossa. Somos a capital da propaganda do Nordeste, que gastou mais de R$ 50 milhões com publicidade em 2020, durante a pandemia. Mesmo com a queda na arrecadação, é possível remanejar o orçamento para priorizar o que é realmente prioridade: a vida das pessoas.

O Recife quer ter um Programa Municipal de Renda Básica e tem o apoio da ampla maioria de quem vive na cidade, de quem sofre os efeitos, se organiza e enfrenta os problemas da imensa desigualdade entre pobres e ricos. Para quem luta por justiça, por direitos e defende que a garantia de uma renda mínima a essas famílias, é urgente que o poder público municipal torne a renda mínima uma prioridade!

Por um Programa Municipal de Renda Básica!

#NemOVírusNemAFome

#RendaBásicaRecife

#RendaBásicaRecife

Assinam:

Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Vereadora do Recife, Dani Portella (PSOL)
Vereador do Recife, Ivan Moraes (PSOL)
Vereadora do Recife, Liana Cirne (PT)

*Editado por Solange Engelmann