Homenagem

Luiza Ferreira, Presente!

Na semana em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, relembramos aquelas que se eternizaram por sua luta
Luiza estava no MST desde 1996, quando participou do seu primeiro acampamento. Foto: Acervo MST em PE

Por Comunicação do MST em Pernambuco
Da Página do MST

Há 11 anos o feminicídio tirou a vida de nossa grande guerreira Luiza Ferreira, que vive em nossa memória e coração como inspiração de luta!

Francisca Luiza Ferreira de Souza foi coordenadora de um dos assentamentos do MST na Mata Norte de Pernambuco e membro da direção estadual do movimento. Conhecida como uma mulher de garra e uma combatente ‘dura na queda’, Luiza era mãe de cinco filhos, e avó de sete netos. Tinha um companheiro há oito anos chamado de “Pelé”.

Luiza estava no MST desde 1996, quando participou do seu primeiro acampamento. 

Enfrentou dois grupos dos usineiros mais violentos do estado de Pernambuco, e teve uma vida muito sofrida, principalmente após um acidente de moto de seu filho, “Dinho”, que teve graves sequelas.

Após ser convocada pela militância para integrar a coordenação regional, o marido de Luiza ficou inconformado, chegando a dizer que ela deveria escolher “ou a sua vida política, ou eu”. Após optar pela vida política, pensando em fazer o bem às pessoas, Luiza foi assassinada.

Durante uma assembleia no assentamento Margarida Alves, onde morava, seu cônjuge chegou até o local, descarregou a arma na líder e após isso, carregou uma bala e se matou.

Luiza não foi apenas mais uma vítima de feminicídio que não chegou ao conhecimento do grande público. Foi também mais uma militante do MST morta por ser uma liderança, na luta pela Reforma Agrária Popular, não tão conhecida como outras grandes heroínas.

Em sua homenagem há um assentamento na região metropolitana de Pernambuco com seu nome. Quando perguntado a todas(os) o que acham da homenagem, a opinião é unânime: “Luiza Ferreira foi uma guerreira, ela merece”.

Hoje, mártir da luta pela terra, por uma vida digna no campo e pela liberdade das mulheres, Luiza Ferreira segue imortalizada como exemplo para todas e todos que acreditam no feminismo e suas revoluções!

*Editado por Fernanda Alcântara