Dia Mundial da Água: Sem Terra plantam árvores em nascentes e margens de rios, em todo país

As iniciativas fortalecem o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”
Mulheres Sem Terra plantam árvores em defesa da água, no Baixo Sul da Bahia. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Da Página do MST

Com o lema “Reforma Agrária Popular Planta Água”, nesta segunda-feira (22/3), no Dia Mundial da Água, o MST mobilizou famílias assentadas e acampadas em nove estados e no Distrito Federal para o plantio de árvores em margens de rios, igarapés, córregos, ribeirões, riachos, veredas e nascentes.

A intenção das ações foi aliar a recuperação de fontes e nascentes de água, recuperação de áreas degradadas e desmatadas, com a implantação de agroflorestas, bosques, quintais produtivos e de áreas recuperadas.

Aline Oliveira da Silva, do coletivo de juventude do MST em Alagoas, explica que os plantios de árvores pelos trabalhadores Sem Terra no Dia Mundial da Água, tiveram um caráter de denúncia sobre a crise hídrica, que tem assolado muitos territórios do país, devido o avanço do capitalismo no campo, ao mesmo tempo, em que reafirmaram a importância da água como um bem material e imaterial.

“Denunciamos a forma predatória com que o latifúndio tem usado os nossos bens naturais, poluindo os nossos rios. E há também a degradação ambiental, da terra, da água, a poluição dos nossos aquíferos. Hoje, os vários sujeitos Sem Terra tem plantado árvores tanto em nascentes, próximo às barragens, aos rios, nas áreas de reserva legal dos assentamentos e nos acampamentos, para colaborar com o nosso Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’, tendo a água como um bem material e imaterial, fundamental para conservação do solo”, pontua ela.

Lançado pelo MST em 2019, o Plano propõe plantar 100 milhões de árvores em todos os estados do país nos próximos dez anos.

No Dia Mundial da Água, trabalhadores e educandos do MST plantam árvores em nascentes, encostas de rios e áreas de preservação. Foto: MST no Rio Grande do Sul

Para Aline, a água é um bem natural essencial, assim como a terra, e fonte de vida que faz germinar as sementes da Reforma Agrária Popular e da produção de alimentos saudáveis. “É a partir das primeiras chuvas, que vai começar o processo de frutificação do solo. Vai germinar as sementes e brotar a produção de alimentos saudáveis. A água é um elemento super importante, tanto do caráter de um bem natural, mas também do caráter de desenvolvimento humano no território de um assentamento de Reforma Agrária.”

Portanto, além de valorizar a terra, a Reforma Agrária Popular tem a água como um bem natural central e precisa cuidar da preservação de nascentes, rios, entre outros, para conforme a Sem Terra do Coletivo de juventude, massificar a produção agroecológica, que preserva a natureza, gera alimentos saudáveis e garante a sustentabilidade dos territórios de Reforma Agrária.

Confira os estados que realizaram o plantio:

Pará

Como alternativa para enfrentar a fome e contra o descaso do governo Bolsonaro com a população do campo, neste domingo (21), as famílias do acampamento Helenira Resende, no Pará, iniciaram um plantio coletivo de alimentos, juntamente com o mutirão de embelezamento.

Com as ações, os trabalhadores Sem Terra retomam o cultivo da área, que estava parada dentro do complexo da fazenda, onde se encontra o acampamento. A atividade também é um ato de denúncia e apelo das famílias que se encontram há 12 anos na área, sem a regularização do governo. “Se não temos renda, nem auxílio do governo, só temos a terra para fazer a roça… uma roça coletiva”, afirmou um dos trabalhadores do acampamento.

Minas Gerais

No assentamento Denis Gonçalves, em Minas Gerais, as famílias Sem Terra plantam várias árvores no Dia Mundial da Água. O objetivo é garantir a conservação de nascentes e rios do estado.

Bahia

No Baixo Sul da Bahia, um grupo de mulheres Sem Terra plantam árvores em defesa da água. E na região Sul e Extremo Sul do estado, o plantio de árvores seguiu a todo vapor, no Dia Mundial da Água.

Espírito Santo

No assentamento Teixeirinha, localizado no município de Apiacá, no Espirito Santo, tem árvore sendo plantada no Dia Mundial da Água.

Distrito Federal

Mulheres Sem Terra plantam árvores nas margens de nascente, no pré-assentamento Roseli Nunes.

Pernambuco

Uma muda de pau-Brasil foi plantada no acampamento Marielle, na regional Serra Gravata.

Rio Grande do Sul

Grupo de educandos do Instituto Educar, situado no assentamento da antiga Fazenda Annoni, em Pontão, no RS, também se somou as mobilizações do Dia Mundial da Água, com o plantio de árvores.

Outros estados

Também foram realizados plantios de árvores no assentamento Irmã Dorothy, no Rio de Janeiro; no assentamento Patativa do Assaré, em Patos, na Paraíba; e em assentamentos do MST no Rio Grande do Norte.

Confira mais imagens sobre os plantios de árvores no Dia Mundial da Água!