Nossa América

Foro de São Paulo lança campanha #NossaAméricapelavida

A campanha defende a paz, cooperação e a importância de Cuba no combate à pandemia
Arte: Divulgação

Da Página do MST

Nesta quinta-feira (25), o Foro de São Paulo (FSP) lança a campanha #NossaAméricapelavida. A partir de seus dois grandes focos, #CubapelaVida e #BloqueoNoSolidaridadSi, a campanha defende a ideia de paz, da cooperação e da solidariedade como eixos para superar os efeitos da pandemia e para o desenvolvimento dos nossos países, além de expor o excelente desempenho que tem tido Cuba no combate à pandemia.

No momento, apesar das dificuldades impostas pelo bloqueio, o país desenvolve cinco vacinas para tratar do novo coronavírus. A iniciativa busca ainda fortalecer a campanha do país pelo reconhecimento dos médicos da brigada “Henry Reeve”, com o Prêmio Nobel da Paz de 2021.

Desde o início da pandemia, os médicos brigadistas cubanos deram destacada contribuição na luta contra a Covid-19, em diversos países do mundo. Por conta disso, o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Epidemias Graves “Henry Reeve” foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021.

Uma representação de dezenas de comitês nacionais de paz de quase 100 países assinou a carta de solicitação, enviada na última sexta-feira (19), ao Comitê norueguês do Nobel.

Primeiro evento

O primeiro evento acontece nesta quinta-feira (25), com o painel “Cuba pela vida: experiências de enfrentamento ao COVID-19″,  às 10am, horário de Havana (11am horário de Brasília), com duração de 1 hora e 30 minutos.

O painel contará com a participação de partidos políticos, integrantes do FSP, além de convidados que farão o acompanhamento em tempo real através das redes sociais. Entre as lideranças, estarão representantes de instituições de solidariedade, movimentos sociais e populares.

O objetivo do painel é informar a estratégia de Cuba no enfrentamento da pandemia, denunciar as afetações de bloqueio, recrudescido durante a pandemia; explicar o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba; apresentar relatório sobre as quatro vacinas candidatas cubanas, e os resultados da colaboração médica do Contingente “Henry Reeve”.

Confira a programação do painel:

Enfrentamento ao COVID e impactos do bloqueio
Moderadora: Monica Valente
Painelista 1: Dr. Jose Angel Portal Miranda, Ministro da Saúde Pública – estratégia de controle da pandemia, o impacto do bloqueio e os resultados solidários do Contingente Henry Reeve; material audiovisual sobre o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba e vacinas contra Covid-19;

Painelista 2: Dr. Eduardo Martinez Díaz, Presidente da Biocubafarma – o desenvolvimento da biotecnologia em Cuba e a produção de vacinas no país;

Intercâmbio: Dr. Vicente Vérez Bencomo, Diretor Geral do Finlay Vaccine Institute – vacinas Soberana 01 e Soberana 02; Dra. Marta Ayala Ávila, Diretora do CIGB – as vacinas de Mambisa e Abdala; encerramento do painel pelo moderador.

*Editado por Solange Engelmann