Conjuntura

Programa Análise de Conjuntura: vacina, lockdown e governo Bolsonaro

Programa semanal do MST traz Ana Penido, que fala sobre o descontentamento da sociedade com o governo Bolsonaro e as manifestações pela vacina e Auxílio Emergencial integral
Ana Penido faz a Análise da Conjuntura desta semana. Foto: Reprodução

Da Página do MST

O Programa de Análise de Conjuntura desta semana traz alguns desdobramentos desta semana com as ações simbólicas de agitação e denúncias que cobraram Auxílio Emergencial integral, vacina para toda população já e o Fora Bolsonaro Genocida. Esta semana, que faz a análise é Ana Penido, pesquisadora do Observatório da Defesa e Soberania Nacional, doutora em relações internacionais e militante do campo popular.

Ana Penido trouxe na análise pontos como a comemoração da ditadura militar no Brasil e a presença dos militares no governo de Bolsonaro, criando a ideia de que a presença militar na politica traria solução para problemas econômicos e sociais, em especial na saúde, com a presença de um general da ativa, Eduardo Pazuello , para o cargo de ministro.

A análise traz a visão da população sobre a presença militar na politica e a maneira como podem intervir na sociedade e na economia, trazendo uma ideia de ordem no país, embora na prática tenha acontecido o oposto. No quadro “MST Explica” Juliane Furno, do Levante Popular da Juventude, fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e o que tem afetado diretamente esses valores.

Os primeiros programas desta temporada do Análise de Conjuntura apresentam a Jornada das Mulheres Sem Terra, a impunidade do caso Marielle e as perspectivas da política genocida do governo Bolsonaro no pior momento da pandemia no Brasil. Confira aqui as análises de conjuntura com Kelli Maffort, Débora Nunes e Jane Cabral.

O programa é uma iniciativa do Setor de Comunicação, a partir da Brigada Audiovisual Eduardo Coutinho (BAEC), e vai ao ar toda sexta nas redes do MST e de veículos e organizações parceiras.

Serviço

Programa Análise de Conjuntura
Nesta sexta 26/03
Nas redes sociais do MST – Facebook e Youtube