Plantio de Árvores

MST planta árvores e doa alimentos em solidariedade às mais de 300 mil vítimas do Covid-19

Além da ação simbólica de plantio de 300 árvores, 15 toneladas de alimentos da Reforma Agrária Popular foram doados para as comunidades atendidas pela campanha Mãos Solidárias em Pernambuco
Doações para os Bancos Populares de Alimentos, no Armazém do Campo Recife. Foto: Acervo MST no PE.

Por Lays Furtado/ Setor de Comunicação e Cultura MST no PE
Da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (26), as regionais do MST presentes no estado de Pernambuco desenvolveram ações de plantio de 300 árvores em homenagem às mais de 300 mil vidas ceifadas pelo covid-19 no país.

O ato aconteceu no pior dia já registrado da pandemia no Brasil, data em que ultrapassamos o lamentável recorde de 3.650 mortes em 24 horas.

No mesmo período de 24 horas também foram registrados 21.489 novos casos da doença, elevando o total para 2.392.374 de pessoas infectadas. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), que há quase um mês destaca a tendência crescente e alarmante da média móvel de mortes e contágio devido à pandemia.

Plantio de árvores no assentamento Aquarius. Foto: Cleiton Santos, acervo MST no PE.

Além do plantio nas áreas de assentamentos e acampamentos, outras mudas foram doadas para os territórios das campanhas de solidariedade Mãos Solidárias e Periferia Viva Contra o Coronavírus em Pernambuco.

Além disso, em ação conjunta do MST e das campanhas de solidariedade, mais de 15 toneladas de alimentos agroecológicos foram doados  em cestas básicas, com banana, macaxeira e jerimum, entre outros frutos da Reforma Agrária Popular que foram destinados aos Bancos Populares de Alimentos e chegarão à mesa de centenas de famílias de comunidades urbanas atendidas na Região Metropolitana de Recife.

Plantio e resistência

Durante o ato simbólico de plantio em homenagem às vítimas do Covid-19, Jaime Amorim, da Direção Nacional do MST, destaca o agravamento da crise que estamos vivendo devido a irresponsabilidade do atual governo:

“É o hora do impedimento, é hora de tirar Bolsonaro de governar e poder reorganizar a sociedade para salvar vidas, para conseguir vacina, para conseguir remédio. reorganizar o governo para poder coordenar esse processo, garantir o lockdown nacional, garantir uma compra nacional de vacina para atender todas as pessoas e a população com urgência.”

Prof. Celma planta árvores no assentamento Vitória, em Santa Maria da Boa Vista. Foto: Ronaldo, acervo MST/PE.

Ao todo, mais de 300 mudas de  espécies como Pau-Brasil, Ipê-Amarelo, Pau-Ferro, Umbuzeiro, Mangueira, Cajueiro, Sibipiruna, Moringa e Sabonete foram plantadas em assentamentos e acampamentos do MST. Em cidades como Jataúba, São Joaquim do Monte, Santa Maria da Boa Vista, Passira, Itaquitinga, Amaraji, Ouricuri, Petrolândia, Caruaru, Serra Talhada, Águas Belas, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Goiana, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, entre outras.

No assentamento Normandia, em Caruaru, também foram plantados Baobás em solidariedade às vida perdidas, mas também como símbolo de resistência.

“Estamos plantando o Baobá, uma avenida do Baobá que tem como objetivo firmar a ideia de que por muitos anos, gerações vão se lembrar dessa tragédia mundial, em especial, dessa tragédia brasileira. Que os Baobá que vieram dos navios negreiros da África possam representar esse símbolo de resistência do nosso povo”, menciona Jaime.

*Editado por Fernanda Alcântara