Defensoria Pública

“Todas as minhas vitórias são coletivas”, diz nova Ouvidora-Geral da DPE no Rio Grande do Sul

Por unanimidade, a advogada Marina Ramos Dermmam assume Ouvidoria-Geral do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS)
Marina Ramos Dermmam, no DPE-RS. Foto: Reprodução

Por Jonathan Hirano
Da Página do MST

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) escolheu, por unanimidade na manhã desta terça-feira (30), a advogada Marina Ramos Dermmam para o cargo de Ouvidora-Geral. 

Com as premissas de defender o diálogo com as associações, movimentos e coletivos para uma efetiva democratização do acesso à justiça e aos direitos humanos, Marina Ramos Dermmam, 35 anos, se colocou à disposição de construir uma candidatura coletiva ao cargo de Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS). 

Essa representatividade é registrada pelo apoio de mais de 130 organizações da sociedade civil, que assinaram uma carta de apoio à candidatura de Marina Dermmam. São entidades e movimentos ligados à efetivação dos direitos humanos, socioambientais, políticos, como movimentos comunitários, povos e comunidades tradicionais, associações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e pecuaristas familiares de todo o estado. 

“Será junto dessa pluralidade de lutas que construiremos os próximos dois anos de ouvidoria cidadã, por isso todas as minhas vitórias são coletivas”, destacou Marina, após ser escolhida por unanimidade pelo Conselho Superior da DPE-RS, na última etapa da eleição da representante da sociedade Civil na instituição, na manhã da terça-feira (30). 

Apoio Nacional 

Deborah Duprat. Foto: Reprodução

Com uma carreira voltada na defesa e promoção dos direitos humanos e das minorias, com processos de grande repercussão para os movimentos sociais, a Procuradora da República aposentada e ex-coordenadora da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Deborah Duprat também manifestou seu apoio a candidatura de Marina Dermmam. 

“Marina reúne as melhores condições para estar na ouvidoria da DPE/RS, pela sua enorme capacidade de interlocução com as muitas e diversas lutas coletivas e a possibilidade de concretizá-las por meio do acesso à justiça”, Ressaltou Duprat. Outra referência no campo de direitos humanos no Brasil, o advogado Darci Frigo, atual vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), também manifestou o apoio à candidatura de Marina. 

“As Ouvidorias Externas são um canal para ouvir o povo e incidir para que tenham seus direitos garantidos pelo sistema de justiça. Marina Dermmam, por seu histórico de compromisso vivido na defesa dos direitos humanos, é a candidata certa para assumir a Ouvidoria!” ressalta Frigo. 
A vitória de Marina representa uma multidão de gente que tem fome e sede por direitos. Sua conquista homenageia também o seu Darci, principal liderança comunitária do Morro Santa Teresa de Porto Alegre, que faleceu na sexta-feira (26), fruto do descaso do governo com a saúde do nosso povo. 

“Seu Darci lutou por terra ao nosso lado há mais de uma década, e foi vitorioso contra a privatização do morro em 2010, local onde vivem mais de mil famílias”, afirma Júlio Alt, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS). “Só tenho a agradecer às militantes e aos militantes dos direitos humanos que construíram junto comigo esta candidatura, confiando a mim o papel de representar vários segmentos da sociedade civil organizada neste pleito”, ressaltou Marina Dermmam. A Defensoria do Estado ganha uma advogada, integrante da Rede Nacional de Advogadas/os Populares (Renap) e comprometida com a defesa do estado democratico de direito em um momento tão complexo do cenário nacional, o mandato começa em abril de 2021 e vai até 2023.

*Editado por Fernanda Alcântara