Acampamento Nacional da Juventude dá pontapé inicial na Jornada de Lutas do MST

O acampamento é lugar de memória permanente dos 21 mortos do massacre que neste ano completa 25 anos de impunidade
Arte: MST

Da Página do MST

De 10 à 17 acontece a 15ª edição do Acampamento Pedagógico da Juventude Oziel Alves. O acampamento, que tradicionalmente é realizado na Curva do “S”, em Eldorado dos Carajás, abre a Jornada Nacional de Lutas do Movimento Sem Terra, e esse ano terá grande parte das atividades on-line em respeito às normas de segurança e prevenção do coronavírus.

Contexto

Em 2021 o MST levanta bandeira em defesa da Reforma Agrária Popular, da agricultura camponesa, da vacinação irrestrita e do auxílio emergencial.

Por democracia, justiça social contra a fome e pelo fim do governo genocida de Jair Bolsonaro que diariamente extermina vida de milhares de brasileiros.

Na contramão dessa tragédia anunciada, a agricultura familiar, atrelada à Reforma Agrária Popular, reafirma seu papel no combate à fome e a desigualdade.

Desde o início da pandemia o MST tem realizado ações de solidariedade nos 24 estados do país. Até o momento foram doadas quatro mil toneladas de alimentos nos 24 estados do país: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Chamada para 15ª edição do Acampamento Pedagógico da Juventude Oziel Alves

Ao todo, cinco grandes atividades estão marcadas para os próximos dias:

16/04 – Ação de agitação e propaganda nas redes sociais
17/04 – Ato Político e Cultural
18/04 – Ações de solidariedade com doação de alimentos e produtos de higiene em todo país
19/04 – Plenária virtual do Campo Unitário
21/04 – Ações de plantio e embelezamento em áreas de acampamento e assentamento do Movimento Sem Terra; a atividade também é parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, lançado pelo MST em 2019.