Solidariedade Sem Terra

Ação solidária doa 8 toneladas de alimentos agroecológicos na Região Metropolitana do Recife

Por meio de campanhas de solidariedade, só em Pernambuco o MST já doou mais de 500 toneladas de alimentos e 530 mil marmitas, no momento em mais da metade da população brasileira sofre com a insegurança alimentar e fome
Doações no Armazém do Campo destinadas à 15 Bancos Populares de
Alimentos, entre outras comunidades na na Região Metropolitana do
Recife/Foto: MST-PE

Por Lays Furtado, do Setor de Comunicação e Cultura MST/PE
Da Página do MST

Na manhã deste sábado (10), as campanhas Mãos Solidárias Pernambuco e Periferia Viva Contra o Coronavírus distribuíram nas comunidades da Região Metropolitana do Recife 8 toneladas de produtos agroecológicos da Reforma Agrária doados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela ONG Centro Sabiá.

Os alimentos vindos de assentamentos e acampamentos fortalecerão a Rede de Bancos Populares de Alimentos, que foram criadas em comunidades onde foram formados Agentes Populares de Saúde. Trabalho que tem sido feito desde o ano passado em várias cidades do estado para conter os impactos da pandemia com relação ao contágio da Covid-19 e a volta da fome.

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), aponta que cerca de 117 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes para suprir suas necessidades básicas.

E com o retorno do auxílio emergencial reduzido em um quarto do valor de sua primeira edição, de 600 para 150 reais, esse quadro crítico deve se agravar ainda mais – ressaltam especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

Doações para a Rede de Bancos Populares de Alimentos em Pernambuco

Chegada de alimentos de assentamentos e acampamentos do MST no Armazém do Campo
Recife/PE. Foto: Divulgação/Acervo MST-PE.

Somente em Pernambuco, por meio de campanhas de solidariedade em várias regiões do estado – em cidades como Caruaru, Santa Maria da Boa Vista, Garanhuns, Petrolina, Recife, Jaboatão, Paulista, Olinda, entre outras – o MST já doou mais de 500 toneladas de alimentos e 530 mil Marmitas Solidárias.

Mostrando na prática como a Reforma Agrária Popular e a agricultura familiar camponesa constróem soberania alimentar. E como, tanto a solidariedade de classe, quanto a produção de alimentos saudáveis, estão na gênese do nosso movimento. Compromisso, esse, que se tem entre trabalhadoras(es) do campo em uma rede que cada vez mais constrói aliança com a cidade, pela vida, direitos e contra a fome.

Doações no Banco de Alimentos no Espaço Heleno Veríssimo, Jaboatão dos Guararapes (PE)/Foto: Acervo
Espaço Heleno Veríssimo.

Interessadas(os) em apoiar a Rede de Bancos Populares de Alimentos podem levar doações de alimentos e materiais de limpeza para o Banco Mãe, localizado ao lado do Armazém do Campo – Recife, ou fazer doações em dinheiro por meio de transferência, depósito bancário e
PIX.

Endereço: Banco Mãe, Rua 1º de Março, n 34 (entrada pela rua do Imperador Dom Pedro II, ao lado do Armazém do Campo Recife).

Para doações em dinheiro:

Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre
Banco do Brasil
Agência 0697-1
Conta Corrente 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0)
PIX: 09.423.270/0001-80