Juventude em Luta!
Vida, Pão, Vacina e Educação! Diário da Juventude Sem Terra: 3º dia de Acampamento
Por Morgana Souza, da Juventude do MST no RN
Do Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra
Iniciamos nossa plenária com muita mística, em seguida foi a vez de termos uma conversinha rápida sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental, principalmente nesse tempo pandêmico, em que passamos boa parte do tempo fazendo uso das ferramentas tecnológicas de comunicação.
Dentre as dicas, estava o alerta para não exagerar no uso de tais ferramentas e aproveitar para dar uma caminhada ao ar livre, praticar a agroecologia e o mais importante: respirar fundo! Ah, e sempre respeitando o uso da máscara e mantendo o distanciamento social.
Logo mais, nossas delegações foram chegando com toda a animação para participar da programação da tarde, que estava prometendo! A nossa irreverente Ruth Venceremos, nos introduziu ao diálogo sobre a educação para libertação e nos lembrou do nosso dever enquanto juventude revolucionária.
As falas foram lindas, cheias de emoção e vigor, dando um gás para a nossa luta. Teve até direito ao companheiro Lucas, de Alagoas, mandando ver no improviso e representando a nossa voz, mostrando a força do nosso coletivo para se organizar, enfrentar e combater toda a forma de opressão:
“Não vão calar a nossa voz
Tamo junto, é nós por nós
Unidos contra o sistema,
Que a vitória vem após!
Esse é o nosso dilema,
Vamos fazer nossa parte
Na batalha das ideias
Pra alcançar a liberdade!”
Direto de seus territórios, nossa juventude fez bonito, reivindicando por Vida, Pão, Vacina e Educação! E para encerrar a nossa programação com toda empolgação e carregando a mística da Curva do “S”, seguimos para fazer nossas intervenções, ocupando a pista e seguindo no combate!
*Editado por Solange Engelmann