Juventude em Luta!

Parada pela vida! Diário da Juventude Sem Terra: 5º dia de Acampamento

Conheça mais um Diário da Juventude Sem Terra a partir da experiência no 15º Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra
Acampamento Pedagógico da Juventude em 2016, na Curva do S. Foto: Eriuz Tiaraju

Por Thainá Regina, do assentamento Ernesto Che Guevara (MS)
Da Página do MST

A emoção de quem pela primeira vez participa do Acampamento da Juventude Sem Terra, na curva do S, mesmo cada um em sua casa, se sente presente e até se arrepia com a mística em nossos espaços e com o calor dessa juventude organizada. 

Logo pela manhã, enfrentamos um pouco de chuva, fazendo com que nossas atividades atrasassem um pouco. “Bora Juventude Sem Terra, vamos colocando as barracas no sol, pegando o café e se encaminhando para a plenária!”, grita a coordenação da nossa delegação. Já vai se iniciando o tempo estudo, e hoje trabalhamos “O Enxoval”, finalizando nosso caderno de literatura. 

Seguindo nossa programação, o tempo formatura ficou responsável pelo camarada Fred, lá de Rondônia, que trouxe para nós o histórico de construção do Hino da Unidade Popular, que nasce no Chile na década de 60/70. Aprender mais sobre esse hino belíssimo e, como o nome já diz, que nos traz unidade popular, só aumenta nossa rebeldia necessária. 

“Batalhas marcam os dias,
os livros marcam histórias,
os hinos as alegrias!”

Perdida com o fuso-horário, fui para a plenária com o almoço na mão para não perder nem um minuto da análise de conjuntura, muito boa por sinal. Nossa plenária estava lotada, a correria era para garantir cadeira para tanta gente! A conjuntura é de um verdadeiro caos, a pandemia só avança e o governo genocida de Bolsonaro ignora o número de mortos por dia. Mas isso não nos desmotiva, muito pelo contrário, nos mostra que estamos do lado certo da história e que devemos resistir e levantar ainda mais nossas bandeiras. 

Ao fim da plenária, saímos com uma tarefa importantíssima para a juventude de todo o país: a Parada pela Vida! Um compromisso coletivo do nosso movimento para salvar a vida de nossos companheiros e companheiras. Por isso, lutaremos e resistiremos em casa, levantando a bandeira de LUTA PELA VIDA.

É com essa rebeldia que às 17h demos início ao Ato na Pista, ocupando o WhatsApp, levantando nossas bandeiras de Vacina Já, Auxílio Emergencial para Todes e Fora Bolsonaro, parando por 21 minutos em homenagem aos 21 mártires que tombaram na luta. “Oziel está presente, pois a gente até sente o pulsar do seu coração!”

Se calarmos, as pedras gritarão!

Acampamento Pedagógico da Juventude em 2016, na Curva do S. Foto: Eriuz Tiaraju