Formação Campesina

Formando em Movimento! Filme da Via Campesina retrata importância da formação

Filme mostra, através de diversas vozes e atores de todo mundo diferentes práticas e metodologias nos processos formativos da Via Campesina
Arte: Via Campesina

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

“Quando as pessoas têm mais informações, elas podem produzir melhor, e são capazes de produzir solidariedade entre nós. Porque você se encontra com pessoas nesses espaços, você entende as diferentes lutas, nas diferentes áreas e, portanto, ajuda a construir a solidariedade nacional e local em várias campanhas”. A partir desta visão, a Via Campesina realizou no último domingo (18/4) o filme Formando em Movimento!

O filme estreou nesta segunda (19/4) no Youtube do MST (confira o filme no final da matéria), e mostra as diversas vozes e atores do mundo e suas diferentes práticas e metodologias nos processos formativos da Via Campesina, além de reafirmar a grandeza de construir um movimento internacional como a Via Campesina, como conta Itelvina Maria Masioli, da Coordenação Nacional e Direção Estadual do MST no Mato Grosso. “É importante entender o significado da Via Campesina como um grande movimento que tem dialogado, proposto e conseguido articular as vozes dos povos do campo em defesa da vida e na perspectiva de um outro projeto de agricultura, baseado na soberania alimentar agroecológica, de relações de respeito aos direitos dos seres humanos e aos direitos da natureza.”

Segundo Itelvina, que também participa do filme, esses processos de formação contém em si uma riqueza de processos e de práticas metodológicas, diante da construção das diferentes experiências, em entender que a formação não é apenas um recurso e que todo o processo de construir esse movimento que vai construindo uma identidade com mística, criando uma identidade de luta de resistência dos povos.

“Formando em Movimento!” demostra como a formação coletiva possui um objetivo comum de globalizar a luta e a esperança, não somente como uma palavra de ordem, mas como uma tarefa permanente. “A formação tem sido fundamental desde os primeiros passos de construção do Movimento, e é um processo importante de fortalecer o movimento na sua totalidade e de dar unidade ao debate. A formação em todas as regiões está fortemente ligada à organização dos movimentos em cada território, em cada país e região onde a Via Campesina se fortalece”, afirmou.

O nome “Formando em Movimento!”, para ela, reflete o significado da construção de unidade que segue avançando na perspectiva da luta e da resistência nos territórios, em fazer com que todo o debate acumulado ao longo dos anos de construção coletiva sejam sistematizados nas línguas nativas de cada um dos nossos povos. “Para que isso possa fortalecer, cada vez mais, a luta internacional e irmos rompendo essa barreira. Os desafios são muitos, mas nesse momento, precisamos fortalecer a luta, a resistência, construindo as escolas de formação em todas as regiões como elementos importantes e fundamentais nesse momento de ataques à educação”, pontua a dirigente.

Formações e pandemia

Neste período de pandemia que assola todos os países do mundo, a Via Campesina teve que interromper o desenvolvimento de intercâmbios, que vinham num processo crescente como um elemento fundamental do processo formativo, o que acabou sendo um grande desafio na apropriação de toda as ferramentas da comunicação.

Mas para manter e dar continuidade aos processos formativos, a solução foram a realização de atividades de forma virtual, com jornadas de formação de diferentes temáticas, que continuam acontecendo nesse processo remoto. “Queremos avançar no processo de sistematização das experiências que estão sendo desenvolvidas em cada uma das nossas grandes regiões e continentes da Via Campesina. É um grande desafio, neste movimento internacional, de tantas culturas, tantos idiomas, de pluralidade, conseguir produzir materiais como os da Via Campesina, que são de uma riqueza enorme”, afirmou.

Itelvina explica que o filme retrata o histórico de luta da Via Campesina e será um instrumento de comunicação importante para o processo formativo nos movimentos que integram a organização internacional. “Entendo que esse filme é uma sistematização importante desse processo de 28 anos da Via Campesina, e vem a ser uma ferramenta para irmos potencializando o debate e as ações de formação em todas as organizações e em todas as regiões, em que a Via Campesina está presente”, completou.

Confira as versões também em francês, espanhol e inglês!

*Editado por Solange Engelmann