Campanha Plantar Árvores

Memória aos mártires: MST planta árvores em cerca de 50 pontos do país

Com o plantio de árvores os Sem Terra encerram a Jornada de Lutas e prestam homenagem aos mártires de Eldorado do Carajás
Trabalhadores Sem Terra plantaram árvores em memória aos lutadores e lutadoras de Eldorado do Carajás. Foto: MST no Pará

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (21), em todas as regiões do país trabalhadores e trabalhadoras do MST realizam de plantio de mudas de árvores em homenagem aos mártires de Eldorado do Carajás e denunciam os massacres que tem assassinado trabalhadores do campo, ativistas dos direitos humanos e trabalhadores urbanos. Foram realizadas cerca de 50 ações, em 15 estados mais o Distrito Federal, em áreas de assentamentos, acampamentos, centros de formação, centros de produção, bosques e áreas urbanas.

Também foram realizadas doações de alimentos e produção e doação de refeições à população em situação de vulnerabilidade em vários estados. Em Pernambuco, os Sem Terra também lançaram uma campanha em defesa da vacinação contra a Covid-19 e pela vida, com o ex-presidente Lula como protagonista.

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que ocorre em todo país desde o último dia 10 de abril, com ações de denúncias e memória aos 25 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, em 1996, no Pará. O plantio de árvores também integra o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” – que pretende plantar 100 milhões de árvores em dez anos.

Giselda Pereira, da direção do MST no Pará e do Setor de Produção do MST, explica que no encerramento da Jornada Nacional de lutas em defesa da Reforma Agraria e da vida, os trabalhadores e trabalhadoras do MST realizaram ações simbólicas em homenagem aos mártires da luta e para preservação do meio ambiente.

“As ações realizadas por vários estados referente à doação alimentos, implantação de bosques e plantio de mudas, simbolizam vidas, mas também memória dos mártires do Massacre de Eldorado do Carajás, assassinados lutando pelo direito de plantar. Memória porque os camponeses estão plantando árvores em áreas desmatadas pelo agronegócio, que não produz alimentos e nem reflorestam e pela defesa dos bens comuns”, afirma Giselda.

Este ano, a Jornada de Lutas também denuncia a política genocida do governo federal, e cobrou vacina já para toda população, auxílio emergencial integral, políticas públicas para agricultura camponesas e familiar e o Fora Bolsonaro.

Confira as ações em cada estado e região:

Amazônica

No estado do Pará, trabalhadores(as) Sem Terra realizaram o plantio de árvores em vários locais do estado, nesta quarta-feira (21) e quinta (22), em memória aos lutadores da terra. Foram plantadas 21 mudas de árvores de açaí, no Espaço Verde, Bairro Terra Firme, nas periferias de Belém do Pará, por militantes do MST e moradores do bairro.

Ao todo os Sem Terra plantaram, de forma simultânea, 21 mudas de castanheiras, no acampamento Terra Cabana, no município de Benevides; acampamento Olga Benário, no Município de Acará; e no assentamento Mártires de Abril, distrito de Mosqueiro, no município de Belém.

Já no assentamento 26 de Março, em Marabá (PA) os assentados escolheram a Escola do Campo Carlos Marighella, para o plantio de 21 árvores mudas de açaí, jacarandá, bacaba, copaíba, ipê, mangaba, araçá, Jucá, Jaca e acerola. No acampamento Hugo Chávez, também em Marabá (PA), às famílias plantaram 33 mudas de copaíba, canela, Ypê, coco e açaí; E no assentamentos Abril Vermelho, no município de Santa Barbará e acampamento Eduardo Galeano, em Canãa dos Carajás, foram realizados o plantio de mudas diversas. Houve também o lançamento do Bosque de Castanheiras Bertolletia Mártires de Abril, que contará com o plantio de mudas diversas, com a Escola Bosque em Cotijuba, que ocorre nesta quinta (22/04).

A Brigada Mamede Oliveira também plantou 21 árvores em memória aos lutadores (as) no Instituto de Agroecologia Latino Americano – IALA Amazônico, no assentamento Palmares 2, em Parauapebas (PA). Foram plantadas mudas de Ingá, Jaca, Acerola, Buriti, Caju, Seringueira, Jatobá.

No Maranhão foi realizado o plantio de árvores no assentamento São Domingos, em Nina Rodrigues. Em Açailândia, o MST, junto a organizações sociais do município, realizaram uma ação de plantio de 30 árvores das espécies Ipê e Oiti, na Avenida Alexandre Costa, e em um lugar simbólico de luta e resistência, a comunidade de Pequiá da Conquista.

Ainda em obras, Pequiá da Conquista é fruto de mais de dez anos de luta popular e representa o reassentamento de 312 famílias de Pequiá de Baixo, impactadas pela Vale e siderúrgicas da região. Em cada árvore, foram homenageados mártires de Eldorado dos Carajás e vidas perdidas em razão de Covid-19 no município, a exemplo do militante Oziel Alves e Fabrício Silva, vítima da Covid-19 e filho de dona Tida, uma das lideranças da Associação de Moradores de Pequiá de Baixo.

Sul

No Rio Grande do Sul, o Coletivo de Juventude Popular da Campanha realizou um mutirão de plantio de árvores em memória aos 21 trabalhadores Sem Terra assassinados no massacre de Eldorado do Carajás. O ato envolveu agricultores(as) e jovens dos assentamentos e municípios de Hulha Negra e Candiota. As mudas nativas foram adquiridas no viveiro da Coptil e plantadas nas comunidades, em lotes e pátios.

Na região Norte do RS, os e as Sem Terra realizaram diversas ações de plantio de árvores. Em Sarandi, na comunidade Coanol foram plantadas 40 mudas, entre elas de araucária, cereja, cedro, guabijú, gabirova, angicoe  ipê. Já no município de Pontão, as comunidades da Cooptar, e 26 de Março, plantaram 50 mudas de árvores, entre elas araucária, cereja, cedro, guabijú, gabirova, angico, ipê, e outras.

Os assentados e assentadas de Canguçu, na região Sul RS, também iniciaram o dia com ação de solidariedade. Foram doadas mais de 1 tonelada de alimentos como mandioca, abobora, chuchu, tomate, massa, açúcar, arroz, feijão, café, óleo, leite, pão e farinha, produzidos nos Assentamentos Mãe Terra, 12 de Julho, Sem Fronteiras, Perceverante e São Pedro. Também foram plantadas mudas de árvores em homenagem aos mártires de Eldorado do Carajás.

Em Santa Catarina, as famílias do acampamento Kide, em Abelardo Luz, que resistem no local desde 2014, plantaram 21 árvores em memória aos 21 mortos no Massacre de Eldorado do Carajás. As famílias relembram que de norte a sul a luta pela terra, por viver na terra, a luta pela vida é a mesma. Os Sem Terra também denunciaram a postura genocida do atual governo com a Covid-19.

As famílias da Cooperunião em Dionísio Cerqueira (SC), também se somaram na ação de plantar simbolicamente as 21 árvores em memória aos nossos mártires assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás. As mudas foram plantadas no assentamento coletivo Conquista na Fronteira.

No município de Cascavel, no Paraná, as famílias Sem Terra do Oeste do estado plantaram 200 mudas de árvores no bairro Santa Cruz, em memória aos que tombaram na luta. A ação foi realizada em conjunto com lideranças do bairro, com o mandato da vereadora Professora Liliam (PT), e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em Curitiba (PR) a ação Marmitas da Terra também produziu e distribuí mais de 1.100 refeições na capital do estado e na Ocupação Nova Esperança, em Campo Magro.

Nordeste

No Extremo Sul da Bahia foram plantadas 21 árvores em memória aos lutadores(as) da terra, no assentamento Ojefferson Santos.

No Ceará, as famílias do assentamento 25 de Maio em Madalena (CE) realizaram o plantio de árvores e no assentamento Palmares em Crateús(CE) foram plantadas mudas de árvores nas unidades familiares e construído um bosque, em homenagem aos mártires da luta. As mulheres Sem Terra do assentamento Manoel João Timóteo, no município de Jati (CE) também realizaram o plantio de árvores em memória aos mártires de Eldorado. Os cearenses do MST também realizaram o plantio em assentamentos nos municípios de Independência, Ararendar, Novas Russas, Canindé, Santa do Aracaú, Itapipoca, Itapiuna e Amontada.

Em Campina Grande, na Paraíba, a manhã iniciou com a ocupação da cozinha comunitária do Jeremias. Na terça-feira (22), a Prefeitura Municipal colocou mais uma vez cadeado na cozinha comunitária, mas a cozinha segue funcionando, resistindo e distribuindo refeições para as populações que passam fome.

No Pernambuco, o MST iniciou hoje uma campanha de divulgação em defesa da vacina e da vida, que tem como personagem central o ex-presidente Lula. A BR-232, entre Caruaru e Bezerros, e a BR-104, entre os municípios de Caruaru e Toritama, amanheceram com outdoors de Lula defendendo a ciência e convocando a população para se vacinar. O presidente Lula está com a 2° dose em dia.

No Piauí, famílias assentadas do MST também realizam o plantio de 21 mudas de árvores, nos Assentamentos Lisboa e 17 de Abril, localizado em São João do Piauí e Teresina – PI. O plantio contou com mudas de caju, goiaba, Ipê amarelo e manga.

Em Ceará-Mirim Cícero, no Rio Grande do Norte, as famílias Sem Terra plantaram árvores nos acampamentos Pedro Nunes, Luiz Gonzaga, Irmã Dorothy e Chico Santana. Foram plantadas 22 mudas de árvores frutíferas: mangueira, goiabeira, acerola, mamoeiro e coqueiro.

Centro-Oeste

No Mato Grosso, a Brigada Permanente Fidel Castro, que atua nos cuidados do Centro de Formação Olga Benario Prestes (CECAPE), no município de Várzea Grande, iniciou a implantação do “Bosque Eldorado dos Carajás”, com plantio de 21 mudas nativas e frutíferas. As mudas são produzidas no Centro de Formação.

Em Brasilândia, no Distrito Federal, os Sem Terra doaram 30 cestas de alimentos saudáveis para a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop). Os alimentos foram produzidos pelas famílias do Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro. As famílias do MST no Distrito Federal e Entorno ainda realizaram o plantio de árvores em homenagem aos mártires do Massacre de Eldorado.

Sudeste

Em memória aos lutadores(as) populares, os militantes do MST no Rio de Janeiro e os trabalhadores da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos da Reforma Agrária (Cooperar) plantaram 21 mudas na fazenda pública Valquimar dos Reis Fernandes – Joaquin Piñero, em Maricá (RJ). Foram plantadas mudas de Ipê amarelo e rosa, pitanga, cutieira, pata de vaca, tento carolino, samaneia e aroeira.

Em Quatis (RJ), no Sul Flumimense, o Núcleo Fonte Limpa do assentamento Popular Irmã Dorothy, fez um plantio coletivo de 25 mudas arbóreas em sua estrada principal, em memória aos mártires de Eldorado e em comemoração aos 25 anos do MST no estado. Foram plantadas mudas de Aroeiras, castanha do Maranhão, Jenipapos, Mangas, Jaca, Nêspera amarela, Ipê amarelo cascudo, Jamelão e abacate. As famílias do acampamento Edison Nogueira, em Macaé (RJ), também realizaram plantio de árvores.

Em Presidente Alves, São Paulo, as famílias dos acampamento Plínio de Arruda, na Regional de Promissão, também plantaram 21 mudas em homenagem aos 21 Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado do Carajás. As famílias do Centro de Produção Agroecológica Paulo Kageyama – Jarinu, em São Paulo também realizam plantio de árvores.

Os alunos da Escola Hermínio Pagotto, no Assentamento Bela Vista do Chibarro, em Araraquara (SP), e no Centro de Formação Dom Hélder Câmara, localizado no assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto, realizaram o plantio de mudas de árvores nos respectivos assentamentos para lembrar os 21 camponeses assassinados a 25 anos, em Eldorado dos Carajás.

Em Campo do Meio, Minas Gerais, as famílias do acampamento Quilombo Campo Grande realizaram o plantio de árvores na cidade. Foram plantadas mudas de Ypês e Palmeiras na Prainha, à beira do lago de Furnas, na entrada da cidade e na Praça da Caixa D’água. As mudas foram doadas pelo Viveiro Terra de Quilombo, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente.

As famílias do Acampamento Maria da Conceição, na regional metropolitana do MST, em MG; do assentamento Nova Vida, em Novo Cruzeiro – MG e da Frente Brasil Popular Juiz de Fora também realizam o plantio de mudas de árvores para relembrar os lutadores que tombaram na Curva do S.

Confira abaixo mais imagens das ações pelo país.

*Editado por Fernanda Alcântara