Semana da Caatinga

Relatos produtivos: Conheça a produção de mel do jovem Francisco de Souza no Piauí

“A caatinga é um importante bioma no território brasileiro, rica em biodiversidade”, explica
Apicultura desenvolvida pelo jovem Sem Terra. Foto: Francisco de Souza/Arquivo pessoal

Da Página do MST

Você conhece a apicultura? O apicultor desenvolve essa atividade que consiste na criação de abelhas para produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Um dos principais produtos da apicultura nacional é o mel.

Na caatinga, a produção de mel tem destaque nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST. O jovem Sem Terra Francisco de Souza é morador do assentamento Lisboa, em São João do Piauí. Ele conta que hoje trabalha com 40 colmeias e destas, 23 estão povoadas e produzindo.

Apicultura desenvolvida pelo jovem Sem Terra. Foto: Francisco de Souza/Arquivo pessoal

Além disso, em seu relato, explica a importância do Bioma Caatinga por ser rico em biodiversidade e isso aplica também à criação de abelhas.

Saiba mais:

“Meu nome é Francisco de Souza, tenho 26 anos, moro no assentamento Lisboa, no município São João do Piauí. Sou filho de assentado e assentada de reforma agrária aqui do assentamento Lisboa.

A apicultura de maneira geral é uma importante atividade econômica para as famílias que vivem no semiárido piauiense, se adapta muito bem ao clima e condições da região, tanto que o estado do Piauí é destaque nacional na produção de mel, onde a maior produção desse alimento ocorre em áreas localizadas no semiárido do estado. Hoje tenho 40 colmeias as quais 23 estão povoadas e produzindo. Trabalho com meu irmão que também desenvolve a atividade apícola na região. A apicultura gera uma boa renda durante o período de chuvas, e consorciamos com produção de milho, feijão, abóbora, mandioca, em períodos de sequeiro, para complementação da renda da minha e de várias famílias do assentamento.

Posso ressaltar que todos esses produtos alimentares são produzidos sem veneno, é por isso que a apicultura vem dando certo, porque as abelhas são animais bastante sensíveis ao uso de agrotóxicos. Aqui no assentamento tem muito essa discussão de produzir alimentos livres de agrotóxicos.

A caatinga é um importante bioma no território brasileiro, rica em biodiversidade. Um exemplo é a espécie marmeleiro, que de sua florada sai um dos melhores méis do mercado em se tratando de qualidade. As abelhas são os principais agentes de polinização, importante sistema de propagação das espécies de flora. Nesse sentido os produtores tem visto na agroecologia na caatinga uma alternativa importante na produção de alimento e convivência com o semiárido e transformando a imagem negativa de que a caatinga é um bioma que não produz.

No contexto político, ambiental e econômico, com o avanço da fome e desmatamento, o Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’ vem para garantir segurança alimentar e a conservação, com produção de mudas, sementes, espécies frutíferas.”

*Editado por Fernanda Alcântara