Juventude Popular

Juventude cobra posicionamento da CPI da COVID-19 no Brasil

Levante Popular da Juventude realiza ação nacional e cobra a responsabilização dos culpados pelas mais de 400 mil mortes por Covid-19 no Brasil
Juventude pelo Fora Bolsonaro. Brasília (DF). Foto: Levante da Juventude.

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (29), o Levante Popular da Juventude foi realizou ação nacional com o objetivo de cobrar o posicionamento dos senadores titulares da CPI da pandemia. A ação, realizada pelo Levante, exige a investigação e responsabilização dos responsáveis pela condução genocida do Brasil durante a pandemia. A intervenção foi realizada em Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Brasília (DF).

Direcionadas a Renan Calheiros (MDB-AL e relator da CPI), Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Girão (Podemos-CE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP e presidente da CPI), Humberto Costa (PT-PE) e Marcos Rogério (DEM-RO), a ação visou 8 dos 11 senadores titulares da CPI. As ações foram realizadas em lugares simbólicos, como a residência dos senadores, seus escritórios e na frente de hospitais de campanha. Os locais foram escolhidos para demonstrar que a população vê a importância e está acompanhando os acontecimentos da CPI da Pandemia.

No momento em que o Brasil ultrapassou a marca de 400 mil mortes por Covid-19, a CPI da pandemia tornou-se fundamental. Vivemos um cenário catastrófico, considerando que ainda estamos em abril e já morreram mais pessoas de Covid-19 em 2021 do que em todo o ano passado. Mesmo com o início da vacinação, a indefinição sobre os rumos do país é grande, considerando que devido a irresponsabilidade do governo Bolsonaro o processo de vacinação caminha a passos de tartaruga.

A criação da CPI da Pandemia tem potencial para dar transparência à sociedade brasileira quanto aos inúmeros crimes cometidos pelo governo Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus. Da mesma forma, pode funcionar como ferramenta de pressão para que o governo tome medidas mais eficientes para o combate a Covid-19 e para a vacinação de toda a população brasileira. 

A ação faz parte da “Jornada de luta e solidariedade da classe trabalhadora”, promovida pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e o movimento prepara para outras intervenções que acontecerão ao longo do dia de hoje (29).

*Editado por Fernanda Alcântara