Nota de Solidariedade

Solidariedade ao Paro Nacional da Colômbia!

Em Nota, MST exige Basta de Violência contra o Povo Colombiano!
População em greve é duramente reprimida por forças de segurança em Bogotá. Foto: Juan Barreto/AFP

Da Página do MST

Desde o dia 28 de abril organizações e movimentos populares da Colômbia realizam uma Parada Nacional por tempo indeterminado contra o modelo neoliberal que tem sido implementado no país há décadas.

Milhares de trabalhadoras/es, camponesas/es, indígenas colombianas/as tomam as ruas do país denunciando a violência, a gestão da pandemia e as políticas de morte do governo colombiano.

Em resposta, o governo assassino de Ivan Duque colocou o exército para reprimir as/os manifestantes, promovendo um verdadeiro massacre! Já são 21 assassinados, 851 casos de violência policial, 655 detenções arbitrarias, desaparecimento de lideranças e mais de 10 vítimas de violência sexual contra manifestantes.

A política genocida do governo de Ivan Duque contra o povo Colombiano se transformou em uma situação humanitária dramática. Só esse ano já foram assassinados, por motivos políticos 57 lideranças populares e defensoras/es de direitos humanos. Foram cometidos 33 massacres contra diferentes comunidades e 23 assinantes dos acordos de “paz” foram assassinados/as.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Brasil se solidariza com o povo colombiano, e ecoa seu grito: PARAR PARA AVANÇAR, VIVA O PARO NACIONAL! ABAIXO DUQUE, FORA O MAU GOVERNO!

Exigimos que se parem imediatamente os assassinatos contra os/as manifestantes, que se libertem os/as presos/as políticos do Paro Nacional, e que se faça justiça pelos mortos e desaparecidos do governo genocida de Ivan Duque.

São Paulo, 04 de maio de 2021

Coletivo de Relações Internacionais do MST