Marx

Aniversário de Karl Marx: 7 frases para refletir

Hoje completam-se 203 anos do nascimento do filósofo da revolução, que deixou um legado de ideias e escritos sobre a revolução comunista
7 livros de Marx já publicados pela Editora Expressão Popular

Da Página do MST

Karl Marx foi um dos pensadores mais influentes de todos os tempos, deixando como legado vários estudos sobre o capitalismo e sobre como o sistema capitalista poderia ser superado pela emancipação dos trabalhadores/as. A obra de Marx na economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. O pensador publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867–1894) os mais conhecidos.

Deste vasto legado, muitas destas ideias políticas e econômicas mudaram o mundo e até hoje influenciam a sociedade. Algumas podem ser sintetizadas em frases emblemáticas e usadas em formações e estudos sobre como o “marxismo” enxerga questões acerca da política e também das relações e emoções humanas.

Confira 7 frases e seus apontamentos para a discussão destas ideias:

A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa.”

Uma das mais célebres frases de Karl Marx, reflete sobre a ideia de que podemos aprender com a história a partir de uma análise cíclica da mesma.

A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”

Outra frase famosa do pensador. É importante relembrar que as ideias revolucionárias de Marx implicavam sobre a ação dos trabalhadores/as para a libertação desta classe.

O povo que subjuga outro forja suas próprias cadeias.

De acordo com Marx, o socialismo, governado pela classe trabalhadora, daria origem ao comunismo, uma sociedade apátrida, sem a existência de classes sociais e igualitária. Por isso, a importância de que a luta de classes seja igualitária e que não se sobressaia a nenhum outro povo.

Aos oprimidos é permitido uma vez a cada poucos anos decidir quais representantes específicos da classe opressora devem representá-los e reprimi-los.

Na obra Crítica da filosofia do direito de Hegel, Marx aponta que vivemos em uma falsa democracia, uma vez que “a democracia é o enigma resolvido de toda constituição”, e aponta a contradição entre o Estado e a sociedade civil. Para Marx, a superação desta contradição só poderia acontecer mediante a criação de um novo lugar para a política: a comunidade real, fundada em uma livre associação de homens e mulheres igualmente livres.

Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”

Karl Marx e Friedrich Engels publicaram em 1848 o “Manifesto do Partido Comunista”. Suas teorias têm por objetivo uma sociedade livre de classes e do domínio das classes dominantes – dos proprietários dos meios de produção e exploradores dos trabalhadores e trabalhadoras que vendem sua força de trabalho para sobreviver, o que é até hoje um ideal de justiça. A ideia principal era que houvesse o fim da propriedade privada, das classes sociais (todos no mesmo patamar) e da ganância desenfreada pelo dinheiro.

Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.

Outro importante eixo dos pensamentos de Marx vão de encontro ao que entendemos como os movimentos sociais e a transformação da sociedade. Seus estudos servem de importante ponto de partida para a análise das lutas sociais da classe trabalhadora, em especial a teoria da organização, a ampla participação das massas e a construção de uma nova hegemonia.

As revoluções são a locomotiva da história.”

Para Marx, as sociedades humanas só progridem através dos conflitos entre a classe burguesa, que controla os meio de produção, e o proletariado, que fornece a mão de obra. Na visão do autor, a história da humanidade é permeada pela luta de classes. Por isso, a revolução é tão urgente e deve ser feita pelas classes trabalhadoras.

*Editado por Solange Engelmann