Aniversário Marmitas da Terra

Marmitas 100% produzidas com alimento da Reforma Agrária no Paraná

Foram preparadas mais 1.100 quentinhas nesta quarta-feira, 5. Essas com sabor especial de aniversário só com alimentos sem veneno e produzidos pelas famílias Sem Terra
Foto: Jade Azevedo

Por Jade Azevedo
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (5), toda a produção das Marmitas da Terra veio das famílias do MST no PR. Os legumes (abobrinha, couve e escarola) vieram das hortas coletivas no assentamento Contestado, Lapa, o arroz da cooperativa Campo Vivo, Arapongas, o feijão da Brigada Teixeirinha na região de Cascavel, a carne do acampamento Maila Sabrina, em Ortigueira, e a farinha de milho do Coletivo de Mulheres da Agroindústria de Palmeiras.

As marmitas foram entregues nas praças Rui Barbosa e Tiradentes, e outra parte foi para o bairro Tatuquara, Ocupação Nova Veneza e Comunidade Nova Esperança em Campo Magro. Nas praças e bairros de Curitiba, todo mundo elogia e agradece. Daniela Miguel, moradora do bairro Tatuquara, contou que as marmitas ajudam bastante em casa na alimentação dela e das cinco crianças.  

Neste um ano chegamos à marca de 55 mil quentinhas produzidas e distribuídas. A ação Marmitas da Terra é uma experiência coletiva desenvolvida pelo MST no PR que traz para a cozinha da cidade o debate sobre a reforma agrária popular, além de alimentar a população em situação de vulnerabilidade social, com comida sem veneno.

Além do trabalho na cozinha, os voluntários do Marmitas da Terra também trabalham nas hortas coletivas do assentamento Contestado, na Lapa. Jessica do Santos Leal, estudante, chegou até os mutirões de plantio por indicação de um amigo e, segundo ela, foi muito interessante para conhecer o Movimento e o trabalho do camponês., “Eu acompanhava pelas redes sociais, agora foi uma oportunidade para eu me colocar no lugar do trabalhador rural e ter uma aproximação maior com o trabalho deles”, conta.

Pamella Suezaroski, professora de História, conta que já conhecia o MST, a história do Movimento no Paraná, mas conta que foi a primeira vez que esteve neste espaço do assentamento. “Aqui a gente toma proporção do trabalho do Movimento, e vê a importância do Marmitas da Terra neste momento de pandemia em que o Brasil volta para o mapa da fome, com tantos brasileiros em situação de rua. E estando aqui, colocando a mão na terra, a gente vê que está lutando contra esse sistema opressor”.

A ação Marmitas da Terra está preocupada em fazer exatamente este vínculo entre campo e cidade, para trazer a reflexão sobre a importância de saber de onde vem a comida no Brasil, da reforma agrária e agricultura familiar.

O coletivo se mantém com o trabalho de voluntários e doações de alimentos dos espaços do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná, e precisa também de apoio financeiro de outras instituições e pessoas. Você pode ajudar doando e compartilhando a campanha de arrecadação.

Contribua com a doação de qualquer valor, como depósito ou transferência, na conta da Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP):

CNPJ: 02.881.494/0001-96
Banco do Brasil
Agência: 4500-4
Conta corrente: 108973-0

Banco Itaú
Agência: 3834
Conta corrente: 25030-4

Confira algumas imagens de edição do Marmitas da Terra:

*Editado por Fernanda Alcântara