Cooperativismo

Veredas da Terra: a cachaça mais pedida de Minas Gerais

Fruto da produção Sem Terra em Minas Gerais, cachaça Veredas da Terra pode ser encontrada em barril de 3 litros
Foto: Arquivo do MST em MG 

Por Matheus Teixeira e Gabriel Rafael
Da Página do MST

Terra de grandes riquezas naturais, Minas Gerais se destaca pela grande diversidade culinária e quando o assunto é aguardente, a cachaça de minas com certeza é referência nacional.

É bebendo dessa fonte que agricultores familiares e assentados da reforma agrária constroem no Norte mineiro um processo de intercooperação, resultando assim na cachaça “Veredas da Terra”, que conquistou o paladar dos mineiros. Produzida na região onde o clima predominante é o semiárido, a produção de cana em solos salinos resulta em uma cana mais adocicada, possibilitando assim a produção de cachaças especiais, favorecidas pelos fatores climáticos. 

A produção artesanal de cachaça é uma cultura que atravessou séculos. Por isso, a “Veredas da Terra” busca manter a tradição de fabricá-la em Alambique de cobre sob rigoroso controle e padronização de qualidade, prezando sempre pela pureza e pelo sabor que a levam a ser a mais pedida do estado.

“Fazemos todo o processo de produção da cachaça, desde o plantio da cana, corte, carregamento, moenda, preparação do fermento, fermentação e lambicada. Utilizamos o fermento levantado com milho criolo, palha roxa, típico da região. Produzimos o nosso próprio fermento, seguindo um rigoroso padrão, afim de garantir a qualidade da cachaça Veredas da Terra”conta o produtor, Samuel Costa.

Em um esforço coletivo de não interromper a produção e manter esse padrão de qualidade, desde 2010 que as famílias Sem Terra, em conjunto com a Cooperativa Camponesa Veredas da Terra, organizam a cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Assentamento Estrela do Norte. É uma iniciativa que possibilita melhorar as condições de vida no campo ao mesmo tempo que amplia e qualifica o processo de produção da cachaça. A partir desde período, também se inicia um processo de modernização e implantação de agroindústrias familiares para produção de cachaça, rapadura, e açúcar mascavo, que culminou na criação da Cachaça Artesanal “Veredas da Terra”.

Atualmente, a Cachaça Artesanal Veredas da Terra é curtida em barris de Umburana de 1.000 litros, o que garante a qualidade de seu sabor inconfundível. E você pode encontrá-la nas cestas agroecológicas comercializadas em algumas regiões de Minas Gerais ou nas lojas Armazém do Campo.

*Editada por Fernanda Alcântara