Solidariedade

COMATER entrega mais de uma tonelada de alimentos

Localizada no assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto/SP, Cooperativa doou alimentos sem agrotóxicos nos municípios de Jardinópolis e Barrinha
Jardinópolis e Barrinha, em SP. Foto: Filipe Augusto Peres

Por Filipe Augusto Peres
Da Página do MST

A Cooperativa Agroecológica Mãos da Terra (COMATER), localizada no assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto/SP, realizou nesta quinta-feira (20) a entrega de aproximadamente de 1.250 kg de alimentos sem agrotóxicos nos municípios de Jardinópolis e Barrinha.

As entregas fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA) e contam com a participação de 15 cooperadas da COMATER. Coordenadora da Cooperativa e assentada pelo MST no assentamento Mário Lago, Nivalda Alves destacou a importância do Programa tanto para as famílias que recebem o alimento saudável quanto para as cooperadas que o produzem.

“Como uma das coordenadoras da Cooperativa, fico muito agradecida de poder estar fazendo este trabalho neste momento tão difícil e dizer que a gente está contribuindo com muita alegria. Nesse momento muito triste, podermos levar alimentação saudável para a mesa dos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo a felicidade dessas mães por, pelo menos, uma semana, é gratificante. Algumas possuem no PAA a única fonte de recurso, diante do desemprego e desta grande dificuldade pelas quais passamos. São frutas, verduras e legumes frescos, sem veneno”

Ela destacou também a importância de se ter acesso à terra, da reforma agrária popular e de programas que a fortaleçam como o PAA. “Nós somos abençoados, produzimos e temos legumes, frutas e verduras em nossas mesas todos os dias, uns dias mais outros dias menos, mas todos nós temos. Na cidade nós sabemos que é difícil. Por isso ficamos felizes por podermos participar com este projeto, por esta parceria que fizemos com o governo estadual”.

E conclui. “Agradecemos ainda a antiga Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), pelo apoio de cada um deles, o apoio também da Rede Agroflorestal, a qual fazemos parte, e o MST, que tem apoiado a COMATER sempre”.

*Editado por Fernanda Alcântara