Despejo

MST repudia despejo e cobra liberdade imediata aos sem teto presos, no Sergipe

Durante a ação na Ocupação João Mulungu, sete trabalhadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram presos arbitrariamente
Em plena pandemia, Polícia Militar do Sergipe despeja famílias sem teto da Ocupação João Mulungu, em Aracaju. Foto: MLB

Da Página do MST

Neste domingo (23), famílias sem teto da Ocupação João Mulungu no município de Aracaju, no Sergipe, foram surpreendidos com uso de força desproporcional, por entidades do poder público, com o apoio da Polícia Militar do Estado.

Durante a ação, sete trabalhadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram presos arbitrariamente. Lutar por moradia não é crime, mas sim um direito social fundamental, garantido na Constituição Federal de 1988. Ao contrário, a reintegração de posse de um prédio abandonado não possui amparo jurídico, uma vez que não tem cumprido a sua função social obrigatória. Diante do aprofundamento da crise sanitária, política e social, sem dinheiro para pagarem o aluguel, famílias sem teto ocupavam a área, na luta pelo direito à moradia.

A Ocupação João Mulungu estava localizada no prédio antigo da PF/SE, abandonado há décadas pela construtora Cosil, em Aracaju, de propriedade de Danusa Silva, cônjuge do prefeito da capital sergipana Edvaldo Nogueira (PDT). As famílias da Ocupação tentaram dialogar com a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe sobre o direito à moradia, contudo, até o momento sem êxito.

O MST externa solidariedade às famílias despejadas. É necessário que a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apoiem as famílias, dentre as quais encontram-se idosos e crianças, garantindo-lhes o direito legítimo de ter uma casa;

Por fim, exigimos DESPEJO ZERO durante a Pandemia!
Pelo direito de ter um teto para “ficar em casa”!
#DESPEJO NA PANDEMIA É CRIME!
#VACINA JÁ PARA TODOS/AS!
#DESPEJOZERO

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Sergipe

*Editado por Solange Engelmann