Prisões

Despejo em Amaraji (PE): criança é detida e coagida em interrogatório na delegacia

Outros seis trabalhadores acampados também foram detidos e aguardam o delegado para dar continuidade na apuração do caso
Durante a ação de despejo 7 acampados foram presos entre eles uma criança de 12 anos. Foto: MST no PE

Da Página do MST

Após dispersarem as centenas de famílias Sem Terra da ocupação com gás lacrimogêneo, balas de borracha e atearem fogo nos barracos do moradores do Acampamento Bondade, localizado no município de Amaraji, Pernambuco. Neste exato momento, 7 pessoas acampadas estão detidas pela polícia, entre eles uma criança de 12 anos, que está sendo coagida em interrogatório feito por policiais, enquanto aguardam a chegada do delegado, que dará continuidade na apuração do caso.

Em plena pandemia, as 200 Famílias Sem Terra de Amaraji (PE) encontram-se agora desabrigadas. Nem o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) ou o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) apresentaram soluções que garantam uma saída digna para as famílias, em meio ao conflito fundiário com os usineiros da Usina União.

Além de ser autora do pedido de despejo, a usina já foi denunciada pelo próprio MPPE por perpetuar trabalho escravo, onde muitos desses trabalhadores(as) são os(as) mesmos(as) que hoje resistem ao despejo do Engenho Bonfim.

A ação de despejo contraria à notificação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que alerta sobre o aumento da vulnerabilidade das famílias desapropriadas durante a pandemia, com relação à exposição ao Coronavírus – que já deixou mais de 450 mil mortos no país.

*Editado por Solange Engelmann