Mobilização Nacional

#600ContraFome mobiliza diversas organizações em todo país

A mobilização buscou cobrar um auxilio emergencial de 600 reais, denunciar o aumento da fome e da carestia, além de exigir vacina à toda população do país
Mobilização na Capital Federal cobrou auxilio emergencial de 600 reais, vacina no braço e denunciou o aumento da fome e da alta no preço dos alimentos. Foto: Jean Maciel

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (26), o Ato Nacional #600ContraFome mobilizou milhares de pessoas em todo país. A atividade foi organizado pelas principais centrais sindicais do país, além de diversas organizações populares e movimentos sociais.

A mobilização buscou cobrar um auxilio emergencial no valor de 600 reais, denunciar o aumento da fome e da carestia. Além disso, exigiu vacina para toda a população do país o mais rápido possível, como a única possibilidade de combater efetivamente a pandemia da covid-19.

A principal atividade do Ato ocorreu em frente ao Congresso Nacional. Cerca de 200 pessoas se mobilizaram na Capital Federal, cumprindo as orientações sanitárias e o distanciamento social. Para o ato, foram doadas cerca de 3 toneladas de alimentos que foram entregues para a Central De Cooperativas De Materiais Recicláveis Do Distrito Federal (CENTCOOP). Os alimentos doados foram produzidos em áreas de assentamentos do MST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) no DF.

No restante do país, uma série de ações simbólicas, que também seguiram os protocolos sanitários, intensificaram o coro por vacina, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro.

Confira os atos que ocorreram em todo país:

Brasília – DF

Para o Ato em Brasília, o MST e a CONTAG doaram 3 toneladas de alimentos que foram doadas para a CENTCOOP.

Foto: Matheus Alves

O Ato em Brasília reuniu diversos sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, organizações populares, parlamentares, entre outros.

São Paulo – SP

Foto: Guilherme Gandolfi

O MST, a Rede Rua, Marcha Mundial das Mulheres e Levante Popular da Juventude realizaram ato simbólico na praça da Sé pelo auxílio emergencial de 600 reais até o fim da Pandemia.

A Praça da Sé, marco histórico da cidade de São Paulo, é onde vivem hoje centenas de famílias em situação de rua, que sem condições de pagar aluguel sobrevivem do trabalho precarizado, sofrendo todo tipo de violência e violações de direitos. Estima-se que existam cerca de 30 mil pessoas nessa condição na cidade de São Paulo atualmente.

Maceió – AL

Foto: Gustavo Marinho

Ato no Calçadão do Comércio de Maceió, em Alagoas reuniu representações de diversos movimentos populares do campo e da cidade, na defesa da vacinação para toda a população e contra a política genocida de Bolsonaro.

Goiânia – GO

Foto: Katia Maria

Na capital goiana o ato ocorreu na praça Cívica, no centro de Goiânia.

Florianópolis – SC

Na capital catarinense, o ato ocorreu em frente à Catedral da cidade, na praça XV.

Foto: Juliana Adriano

Porto Alegre – RS

Em Porto Alegre, a mobilização começou às 7h, com a exibição de faixas e cartazes em viadutos e passarelas para chamar a atenção da sociedade para o aumento da pobreza, agravada pela pandemia. Às 10h, foi realizado um ato simbólico em frente ao Palácio Piratini. Logo após, às 11h, os trabalhadores e as trabalhadoras saíram em uma marcha fúnebre até a frente da Prefeitura, carregando um caixão, simbolizando quase 450 mil brasileiros e brasileiras que perderam suas vidas na pandemia.

*Editado por Solange Engelmann

Confira todas as imagens: