Produção

Famílias Sem Terra do Extremo Sul da Bahia celebram entrega de trator

Ação organizada pelas comunidades objetivando comemora conquista do instrumento, fundamental para o desenvolvimento da produção agrícola nas áreas
Foto: Coletivo de Comunicação do MST na BA

Por Coletivo de Comunicação do MST na BA
Da Página do MST

Entusiasmo, alegria e união foram as palavras que definiram a ação ocorrida neste domingo, (31) de maio, nas áreas dos pré-assentamentos Fabio Santos, no município de Teixeira de Freitas e Hugo Chaves no município de Medeiro Netos, ambos no extremo sul da Bahia.

A ação organizada pelas próprias comunidades tem como objetivo celebrar a entrega do trator, uma conquista a partir da emenda do Deputado Federal Valmir Assunção, do instrumento fundamental para o desenvolvimento da produção agrícola nas áreas.

Tendo em vista que estamos vivendo um período complicado devido à pandemia, as atividades de entrega do trator seguiram rigorosamente os cuidados estabelecidos pelo Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Desde o início da pandemia resolvemos fechar as nossas áreas para a nossa segurança, mas a produção precisava dar continuidade, tendo em vista que 78% da alimentação que vai para a mesa do brasileiro é produzida pela Agricultura Familiar. Tomamos como encaminhamento que precisávamos fortalecer e é isso que estamos fazendo, em isolamento, mas produzindo alimentos saudáveis para nós e para a cidade”, afirmou David Pedrosa, da Direção Estadual do MST.

A atividade reuniu as famílias em área social, ao ar livre, respeitando todos os protocolos de segurança fundamentais para a preservação da saúde em virtude da pandemia: distanciamento, álcool em gel, e todos utilizando máscaras. Como tradição nas atividades do MST, ocorreu a mística Sem Terra trazendo consigo movimentos, expressões e elementos que simbolizam os sentimentos dos militantes do MST diante de cada conquista.

É tradição do movimento celebrar as conquistas alcançadas para as áreas de acampamento e assentamento, pois todas elas são frutos de luta, resistência, persistência, força e unidade organizativa.

Pré-assentamento Fabio Santos

“Nós temos um povo nessa área que há 7 anos segue resistindo e produzindo alimentos, e que a partir de hoje, produzirá ainda mais com essa conquista”, diz Maristela Cunha, da Direção Estadual do MST.

Assim, as famílias do pré-assentamento Fabio Santos reafirmaram o compromisso em utilizar essa ferramenta para continuidade da Reforma Agrária, na produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos.

Ana Paula, coordenadora da área, ressalta que foi um dia muito especial, “pois estamos celebrando junto com personalidades importantes que contribuíram para que estivéssemos aqui nessa área e recebendo esse instrumento”. Em seguida, foi realizado o agradecimento ao parlamentar Valmir Assunção pelo compromisso com as famílias do pré-assentamento, que receberam o mapa dos lotes.

Assentamento Hugo Chaves

Foto: Coletivo de Comunicação do MST na BA

No assentamento foi realizado um almoço em comemoração a entregar do trator. O ato contou com a presença da Direção Regional do MST, Direção Estadual, Nacional e lideranças políticas como Vera Lúcia (Lucinha),Secretaria Nacional dos Movimentos Populares do PT.

“Em um tempo difícil, darmos instrumentos aos agricultores para produção de alimentos saudável é um motivo a mais para comemorar, agradecemos o nosso Deputado Federal por caminhar lado a lado conosco e compreender a importância investir no campo”, disse o coordenador da área.

De acordo José (Zezinho), da Direção Estadual do MST, dados do ONU (Organização das Nações Unida) apontam que o setor agrícola no Brasil pode sofrer queda devido à pandemia. Para ele, é de suma importância “darmos continuidade a produção de alimentos saudáveis em nossas áreas, é um compromisso nosso do MST, continuar fornecendo alimentação diária na mesa da população”.

O MST segue sem nenhum passo para trás e lutando dia após dia para que a Reforma Agrária seja feita, que a desigualdade deixe de ser uma realidade do Brasil, e que toda população consiga ter comida na mesa e que ela seja saudável.

*Editado por Fernanda Alcântara