Ameaça

Na Paraíba, acampamento do MST resiste à ameaça de despejo

As 35 famílias que vivem no acampamento Ouro Verde, em Caaporã, há quase 20 anos podem ser despejadas a qualquer momento
As famílias produzem alimentos que garantem a sobrevivência no local. Somente na safra de 2020, foram colhidas e comercializaram cerca de 80 toneladas de inhame. Foto: Abraão Moura 

Por Melanie Soto e Abraão Moura
Da Página do MST

Neste ano de 2021, em meio a pandemia da Covid-19, a Reforma Agrária permanece presente na defesa da vida do povo paraibano, produzindo alimentos que sustentam cidades, alimentam comércios e coloca comida na mesa de quem diariamente sofre as consequência da opressão.

Na zona rural de Caaporã, na Paraíba, município próximo à divisa com Pernambuco, aproximadamente 120 pessoas vivem há quase 20 anos no Acampamento Ouro Verde. Atualmente são 135 hectares de produção, com feijão, inhame, macaxeira, milho e frutíferas. Somente na safra de 2020, as famílias colheram e comercializaram cerca de 80 toneladas de inhame.

Na última semana, o advogado do acampamento foi informado de que as 35 famílias residentes do local podem ser despejadas, o que levou desespero aos moradores. Na terra que plantam seu sustento, que germinam o fruto que lhes mantém vivo, eles podem deixar de semear a esperança e ficar sem local de moradia e produção a qualquer momento.

A comida na área ocupada movimenta a economia da cidade e da região, e alimenta também quem não tem condições de arcar com essa despesa. Isso porque, além da produção ser destinada para o consumo interno, uma parte também é vendida em feiras de cidades vizinhas. Em 2021, 8 toneladas de alimentos já foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade, que necessitavam de auxílio na Paraíba.

É necessário lutar para que as famílias do Acampamento Ouro Verde não percam seus lares e lavouras. A sociedade precisa ser mobilizada, não deixaremos que isso aconteça. Despejo na pandemia, é crime.

*Editado por Solange Engelmann