Semana do Meio Ambiente

MST doa cerca de 1.000 mudas em Atalaia (AL) em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Doação faz parte das ações em todo o país que reafirmam a posição dos camponeses e camponesas na defesa dos bens naturais e contra o projeto do governo Bolsonaro para o meio ambiente
As ações ocorrerão em todo o país reafirmando a posição dos camponeses e camponesas na defesa dos bens naturais e contra o projeto do governo Bolsonaro para o meio ambiente. Foto: MST em Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

A manhã de hoje (04) foi marcada pela distribuição de mudas em Atalaia, na Zona da Mata de Alagoas. Cerca de 1.000 (mil) mudas nativas e frutíferas, vindas das áreas de Reforma Agrária, foram entregues em diversos pontos da cidade. A ação marca o início das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo sábado (05).

Com o lema “Povo Vivo! Floresta em Pé! Fora Bolsonaro!” as ações ocorrem em todo o país reafirmando a posição dos camponeses e camponesas na defesa dos bens naturais e contra o projeto do governo Bolsonaro para o meio ambiente.

“Aqui em Atalaia as mudas distribuídas na manhã desta sexta-feira cumpriram o objetivo de dialogar com a população sobre a necessidade de, seja na cidade ou no campo, seguirmos na defesa dos bens naturais e apontando concretamente a Reforma Agrária como caminho para preservação de nossos territórios”, destacou Margarida da Silva, da direção nacional do MST.

As diversas mudas entregues na cidade foram distribuídas pelas mãos de acampadas e acampados do acampamento Marielle Franco, onde centenas de famílias vivem sob ameaça de despejo. “Enquanto a gestão do município deseja retirar as famílias acampadas da área onde vivem atualmente, os camponeses e camponesas ocupam a cidade com mais uma demonstração da importância da Reforma Agrária para o município”, sinalizou Margarida.

Programação em Alagoas

Ainda como parte das ações pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de atividades devem ocorrer ao longo do final de semana em todo o estado de Alagoas, envolvendo diversas famílias nos acampamentos e assentamentos organizados pelo MST.

“Plantio de árvores, doação de mudas, ação de preservação de nascentes, serão diversas as iniciativas que as famílias Sem Terra devem desenvolver ao longo dos próximos dias. Além de denunciar a crise ambiental que estamos vivendo no país, queremos dialogar com a sociedade do papel e o lugar da Reforma Agrária na defesa do meio ambiente”, explicou a dirigente.

Além das ações nos acampamentos e assentamentos em todas as regiões do estado, o movimento realizará ainda uma ação de plantio em Maceió, na região da beira da lagoa, junto às comunidades que realizam uma série de ações na defesa do território e na luta por melhores condições de vida.

*Editado por Fernanda Alcântara