Cultura

Em Alagoas, Juventude Sem Terra realiza Mostra Cultural

Mostra organizada pelo Coletivo de Juventude do MST pretende mobilizar a Juventude Sem Terra de todas as regiões do estado
Arte: MST em Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Reafirmando o papel das diversas linguagens artísticas na organização, formação e luta da juventude, o MST em Alagoas realiza a “Mostra Cultural: Arte, Solidariedade e Juventude”, com o objetivo de reunir as diversas produções artísticas dos jovens dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária do estado.

A Mostra organizada pelo Coletivo de Juventude do MST ocorre em três modalidades: a) literatura, b) artes plásticas, e c) música, e pretende mobilizar a Juventude Sem Terra de todas as regiões do estado, desenvolvendo processos coletivos de produção artística e de socialização desses materiais.

De acordo com Jislaine Maciel, do Coletivo de Juventude e uma das coordenadoras da Mostra, a atividade tem como principal tema a solidariedade. “Queremos ao longo do processo da Mostra reunir uma série de produções da Juventude do MST que paute a solidariedade construída pelo Movimento durante o período de pandemia”, explicou.

Realizada de forma online, a Mostra ocorre durante todo o mês de junho, onde os jovens podem inscrever suas produções artísticas em todas as categorias da atividade. Segundo Lucas Nunes, também do Coletivo de Juventude do MST em Alagoas, a Mostra acontece em preparação a Jornada Nacional da Juventude Sem Terra.

“Todos os anos realizamos, no mês de agosto, a Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, que mobiliza toda a juventude do MST em todo o país. Aqui em Alagoas nossa Mostra é parte do processo de organização dos jovens para a Jornada”, comentou Nunes.

Arte e Solidariedade

Com o grandioso número de toneladas de alimentos doados no Brasil e em Alagoas, a Mostra pretende dialogar com o tema da solidariedade a partir do olhar e criatividade da Juventude Sem Terra. Somente em Alagoas, desde o início da Pandemia, o MST já doou mais de 200 toneladas de alimentos vindo dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, além das inúmeras ações de doação de máscaras, mudas e as diversas iniciativas de solidariedade desenvolvidas pelas famílias Sem Terra.

“Vamos celebrar a solidariedade Sem Terra com muita arte!”, comentou Aline Oliveira, do Coletivo de Juventude do MST. “Ao final de todo esse processo queremos partilhar cada poema, cordel, música, desenho e toda a criatividade construída ao longo da Mostra Cultural, com cada família acampada e assentada de Alagoas que vem nesse período fortalecendo a organização de nossos territórios na perspectiva de construir a solidariedade de classe com quem vive na cidade”.

Com inscrição até o próximo dia 14, o resultado final da Mostra está previsto para o fim do mês de junho.

*Editado por Fernanda Alcântara