Agrotóxicos

Trigo transgênico pode ser liberado no próximo dia 10

CTNBio, órgão de biossegurança brasileiro, pode decidir na próxima reunião se o Brasil aceitará a importação de trigo geneticamente modificado da Argentina
Foto: Pixabay

Da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

O Brasil pode estar prestes a se tornar o primeiro país do mundo a autorizar o trigo transgênico na alimentação. Isso porque a Argentina, origem de grande parte do trigo importado pelo Brasil, autorizou o cultivo transgênico com a condição de que o Brasil autorize a importação.

A promessa de ser uma planta resistente à seca nunca foi comprovada. Por outro lado, fabricantes tentam esconder a verdadeira modificação relevante da planta: ser resistente a banhos de Glufosinato de Amônio, um agrotóxicos proibido na União Europeia e considerado genotóxico, ou seja, causa dano genético e leva a mutações celulares.

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, junto a várias outras organizações, estão coletando assinaturas no manifesto No nosso pão, não! . O documento já tem quase 200 assinaturas de entidades, que vão desde movimentos sociais e científicos, até padarias e associações da indústria de pães.

O documento será enviado à CTNBio e ao Ministério Público Federal antes da votação, que deve ocorrer no próximo dia 10 de junho.