Armazém do Campo

Há 2 anos o Armazém do Campo se abria ao coração do Recife

Confira a trajetória que transformou o Armazém em um espaço de acolhimento, transformando à cultura e a comida de verdade, nossa marca de luta e solidariedade

Estandarte da entrada do Armazém do Campo. Foto: Acervo MST em PE, 2020.

Por Coordenação Armazém do Campo Recife
Para Página do MST

Há dois anos, nas margens do Capibaribe, onde o rio se encontra com o mar, nascia o Armazém do Campo Recife, Pernambuco. Um ponto de comercialização, vivência cultural, articulação política sob a bandeira do Movimento dos Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST).

Entre maio de 2019 e fevereiro de 2020, o Armazém funcionava a plenos pulmões, tendo nas tardes de sábado um marco de sua programação, com o Samba do Trabalhador e da Trabalhadora.

Em 2020, fomos todos(as) surpreendidos(as) com a pandemia. Veio a Covid-19 e o Armazém se reinventou, fechou as portas da loja física e abriu as portas à solidariedade. E junto com outros sujeitos sociais, como a Arquidiocese de Olinda e Recife, Sindicato dos Petroleiros(as) de Pernambuco e Paraíba (SindPetroPE/PB), Central Única dos(as) Trabalhadores(as) (CUT), e tantos outros movimentos populares da Frente Brasil Popular, criamos as Marmitas Solidárias, que logo em seguida se transformaria na Campanha Mãos Solidárias.

Início das ações das Marmitas Solidárias no Armazém, quando a iniciativa começou distribuindo 50 marmitas por dia, hoje já somam 600 mil distribuídas. Foto: Acervo Mãos Solidárias (PE), 2020.

Em 30 de maio do ano passado, foi celebrado o primeiro ano de Armazém partilhando com a população em situação de rua o boné do MST e uma refeição. Assim foi partilhado com os deserdados(as) da terra dois símbolos do Povo Sem Terra, seu boné e a comida vinda dos assentamentos.

Um ano depois, com o país amargando a cifra de quase 500.000 mortes por Covid-19, transformando o luto em luta e novamente celebramos o aniversário distribuindo marmitas, o MST segue sendo esse gesto da partilha do alimento e aquecendo o coração das pessoas.

E este ano essa ação vem carregada de uma simbologia, cada vez maior, de protesto contra a violência praticada contra a população, no ato em defesa da vida e por Fora Bolsonaro. Mas vem também carregada do desejo que a energia de nossa rebeldia contida em cada prato de alimento feito por nossas mãos, seja também uma forma de contagiar todo mundo de um desejo de mudança em nosso país.

Doações no Armazém do Campo destinadas à 15 Bancos Populares de Alimentos, entre outras comunidades na na Região Metropolitana do Recife. Foto: Acervo: Mãos Solidárias (PE), 2021.

Hoje, mais do que nunca, dizer que se o Armazém existe e funciona no centro de Recife, é porque tem quem consuma os produtos, que atua como voluntário(a), militante das causas democráticas como parceiro.  Quem luta conosco como cúmplice de um grande sonho.

Dessa forma, nosso “feliz aniversário” é para você, para toda a rede Armazém do Campo e para o MST sem o qual não existiria esse espaço. 

Viva o Armazém do Campo e tudo que ele representa pra nós!

Confira a live especial de aniversário que preparamos pra você, com transmissão via  Facebook do Armazém do Campo Recife, Youtube e Facebook do MST!

*Editado por Fernanda Alcântara