Nota de Repúdio

MST em Alagoas repudia ideias nazistas divulgadas por Ricardo Santa Ritta; “Isto é crime!”

"Lembramos que de nada tem a ver com Liberdade de Expressão com a defesa feita pelo ex-secretário"

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem repudiar a postura do então Secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta (PDT), que em suas redes sociais defendeu a “liberdade de expressão” para ideias nazistas. A Lei 7.716 de 1989 tipifica o crime de Divulgação do Nazismo.

Atitudes como esta revelam a verdadeira face de elites políticas que se encontram no poder em Alagoas, com nítidas inclinações ao totalitarismo e à violência, características que nós trabalhadores rurais conhecemos bem, por sofrermos diretamente na pele. 

Lembramos que de nada tem a ver com Liberdade de Expressão com a defesa feita pelo ex-secretário. Ninguém está livre para propagar discursos de ódio, racismo, violência às mulheres, homofobia ou o nazismo e o fascismo. Isto é crime!

Nosso repúdio é motivado principalmente pela memória dolorosa que nos remetem regimes totalitários como o Nazismo de Hitler, na Alemanha, e o Fascismo de Mussolini, na Itália, que assassinaram milhões de pessoas, entre judeus, homossexuais, ciganos e outras minorias sociais e grupos políticos. 

Regimes violentos como o nazi-fascismo matam pessoas de forma sanguinária, exatamente como tem acontecido no Brasil com o genocídio de meio milhão de pessoas causado pelo desgoverno Bolsonaro.

Exigimos, assim, que a justiça seja feita e que o criminoso defensor do nazismo Ricardo Santa Ritta seja punido no rigor das leis que conformam nosso Estado Democrático de Direito.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Alagoas
18 de junho de 2021