19J

Brasil volta às ruas contra Bolsonaro; acompanhe em tempo real

Mais de 400 cidades do Brasil e no mundo têm atos confirmados por "Vacina no Braço, Comida no Prato e Fora, Bolsonaro”
Atos por todo o país pedem a saída de Jair Bolsonaro da Presidência. Foto: Filipe Araujo

Do Brasil de Fato

Neste sábado (19), manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) se espalham pelas ruas de mais de 400 cidades do Brasil e do exterior.

Os atos ocorrem em continuidade à mobilização do dia 29 de maio, que contou com a participação popular em mais de 200 municípios em todos os estados. As demandas continuam as mesmas: “Fora, Bolsonaro”, a “Vacina no Braço” e “Comida no Prato”.

Com o Brasil à beira dos 500 mil mortos pela covid-19, os protestos mantêm as reivindicações de maior investimento no Sistema Único de Saúde (SUS), garantia de leitos e insumos, aceleração da vacinação, auxílio emergencial de R$ 600, políticas para manutenção de salários e apoio a pequenas e médias empresas, bandeiras sintetizadas na palavra de ordem “Fora, Bolsonaro”.

Os responsáveis pela convocação dos atos são as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, além de organizações de trabalhadores, religiosas e torcidas organizadas. Todas reforçam a necessidade de os manifestantes adotarem os cuidados sanitários.

A regra fundamental é comparecer apenas a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração. Mesmo ao ar livre, deve ser mantido o distanciamento de dois metros.

O Brasil de Fato acompanha as mobilizações em tempo real. Confira: