Igualdade de Gênero

Filmes relembram lutas políticas das mulheres pelo direito ao voto

Em comemoração aos 113 anos da manifestação história das mulheres pelo voto feminino em Londres, confira dez filmes e documentários que exaltam as lutas das mulheres nas mais diversas frentes
Imagem da sufragista Sylvia Pankhurst na luta pelo direito ao voto feminino no Reino Unido. Foto: Reprodução web

Da Página do MST

Em celebração à histórica manifestação de 10 mil mulheres pelo voto feminino em Londres, que ocorreu no dia 21 de junho de 1908, indicamos dez filmes e documentários que exaltam as lutas das mulheres nas mais diversas frentes – desde a luta pela participação política e a igualdade salarial nos anos 1960 e 1970 até os mais recentes protestos contra o machismo.

1. Mulheres Divinas (assista no Youtube)
Em 1971, uma jovem dona de casa desafia o status quo e se organiza com outras mulheres de sua cidade para lutar pelo voto feminino na Suíça.

2. As sufragistas (Looke)
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide então coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa.

3. Feministas: O que elas estavam pensando? (Netflix)
A partir de fotos dos anos 70, que captaram o despertar do feminismo, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e exploradas, e a permanente necessidade de mudanças.

4. O Pessoal é Político (Tamanduá)
Documentário retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar.

5. Revolução em Daggenham (Youtube, Prime vídeo e Google Play)
Uma funcionária de uma fábrica da Ford reúne as colegas a fim de lutar por igualdade salarial, em uma atitude que desafia o status corporativo, ameaça o casamento dela e provoca uma mudança decisiva na sociedade inglesa da década de 60.

6. A juíza (Telecine)
Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentário explora suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.

7. Anjos Rebeldes (Prime vídeo e Google Play)
Nos Estados Unidos do século XIX, duas mulheres arriscam suas vidas pelo direito de votar. Juntas desafiam as forças conservadoras de seu país para a aprovação de uma emenda constitucional que mudará seu futuro e o de muitas outras. O filme é baseado na história das sufragistas estadunidenses Alice Paul e Lucy Burns.

8. Estrelas além do tempo (Telecine)
Durante a corrida espacial, três matemáticas negras Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) tentam se autoafirmar dentro da NASA, ainda muito racista e sexista. Enquanto lidam com o chefe (Kevin Costner) e o funcionário Paul (Jim Parsons), que tenta sabotá-las. Baseado em uma história real, o longa foi indicado a três Oscar, incluindo o de Melhor Filme.

9. A fonte das Mulheres (Youtube)
Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, provocando diversos problemas a elas, até que elas resolvem reivindicar mudanças – e para convencer os homens do povoado fazem uma greve de sexo. Veja clicando AQUI.

10.Libertem Angela Davis (Youtube e Google Play)
O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos.

*Editado por Solange Engelmann