Educação
Ocupa juventude: o ENEM e as ruas em defesa da educação
Da Página do MST
Em tempos de ataques à educação pública, a Juventude Sem Terra e o Setor de Educação do MST seguem lutando pela educação nos acampamentos e assentamentos, ocupando o latifúndio do saber como parte de nossa jornada cotidiana.
É nesse contexto da luta em defesa da educação pública e do acesso à universidade como direito que está sendo organizado em parceria com a Rede de cursinhos Populares PODEMOS + um grande mutirão junto às escolas de ensino médio, professores e professoras e a Juventude Sem Terra para as inscrições no ENEM que acontecerão do dia 30 de junho ao dia 14 de julho.
Contribuir para que os estudantes possam realizar sua inscrição para o ENEM 2021 é também resgatar o ânimo e o sonho da juventude em acessar o ensino superior no Brasil, destruídos a partir do sucateamento da educação pelo governo Bolsonaro. Logo, o objetivo não é apenas oferecer ajuda para a realização das inscrições, mas também pautar a luta em defesa da educação e o direito de sonhar da juventude, em poder entrar nas universidades e realizar o sonho de uma graduação.
Ainda como parte da jornada em defesa da educação serão realizadas ações ao longo do ano para contribuir com a preparação da juventude Sem Terra na realização do exame, desde esse momento das inscrições, mas também para a constituição de turmas de cursinhos populares nos territórios.
Veja como participar:
1. Para solicitar ajuda para realizar a sua inscrição no ENEM 2021 envie o formulário deste link
2. Para se cadastrar como voluntário no mutirão de solidariedade e ajudar outras pessoas a se inscreverem no EMEM 2021
3. Para realizar a inscrição diretamente no site do INEP:
4. Ao realizar a sua inscrição no ENEM 2021, entre no grupo de whatsapp da rede de cursinhos PODEMOS + para receber informações sobre as provas e outras atividades, entrando em contato com o coletivo de juventude do MST do seu estado.
*Editado por Fernanda Alcântara