Educação Popular

Haiti: MST semeando sementes de futuro e organização popular

Brigada Internacionalista Dessalines do MST no país inicia encontros de educação popular e formação de formadores com jovens e crianças de comunidades camponesas
Jovens e crianças das comunidades camponesas do interior da ilha começaram neste sábado, 3 de julho, os encontros de educação popular e treinamento de instrutores na cidade de Mwo. Foto: Ricardo Cabano

Por Oscar A. Martinez*
Para página do MST

Em um país dividido entre as lutas desiguais de seu povo contra um governo, de facto ilegal, de Jovenel Moïse e contra as gangues criminosas paramilitares, as sementes da organização popular e da luta continuam a ser semeadas.

Jovens e crianças das comunidades camponesas do interior da ilha com o acompanhamento da Brigada Internacionalista Dessalines do MST no Haiti, iniciaram neste sábado, 3 de julho, os encontros de educação popular e formação de formadores na localidade de Mwoi, no Centro Nacional de Formação e Experimentação Agroecológica da organização camponesa Tét Kolé.

Um pequeno gesto de homenagem em memória de Paulo Freire no ano do Centenário de nascimento do educador e patrono da educação brasileira comemorado pelo MST durante todo 2021. Freire foi um precursor de uma educação transformadora e de uma pedagogia libertadora.

  

Haverá uma série de nove reuniões semanais durante os meses de julho e agosto, onde expressões artísticas e culturais estarão presentes, assim como as tradições orais das lutas e da vida cotidiana dos camponeses e camponesas e a rica história do país, onde o primeiro grito de liberdade de toda a América foi ouvido.

De mãos dadas com a educação popular, formamos coletivamente pensamentos críticos e continuamos semeando o futuro, semeando esperança e luta!

Internacionalizamos a Luta!
Internacionalizamos a Esperança!

*Brigada Internacionalista “Jean Jacques Dessalines” do MST no Haiti.

**Editado por Solange Engelmann