Solidariedade

MST RS doará alimentos para 5,3 mil marmitas a cozinhas da periferia de Porto Alegre

Cerca de 300 marmitas serão entregues via drive-thru neste sábado, na capital gaucha
Neste sábado acontece doação de alimentos para produção de 5,3 mil marmitas em Porto Alegre. Foto: Maiara Rauber

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

Na luta contra a pandemia e a fome, nacionalmente o MST doou mais de 5 mil toneladas de alimentos e 1 milhão de marmitas por todo Brasil. O Rio Grande do Sul segue nesta batalha e se organiza para mais uma ação de solidariedade. Neste sábado, (10/07) será realizada uma doação de alimentos para a produção de 5,3 mil marmitas, destinadas a famílias da periferia de Porto Alegre. 

Um drive-thru será montado em frente ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) às 9 horas, para a produção simbólica de 300 marmitas, que serão entregues por motoqueiros parceiros às famílias em situação de vulnerabilidade social das comunidades da capital. Essa atividade também ocorre em contraponto à presença de Bolsonaro no estado gaúcho. 

“Estamos vivendo uma crise política, econômica e social no nosso país. E o nosso governo só pensa em lucrar em cima da vida dos brasileiros, por isso atingimos a marca de mais de 530 mil mortes pela Covid-19 . Enquanto o presidente Bolsonaro faz motociata sem máscara, nós dos movimentos sociais, as centrais sindicais e a Frente Brasil Popular vamos realizar doação de alimentos saudáveis”, pontua Geronimo da Silva, da direção Estadual do MST. 

Silva ainda ressalta que os motoqueiros, que ajudarão na entrega das marmitas, receberão kits com alimentos da Reforma Agrária, como forma de reforçar a importância da união entre o campo e cidade. Esses kits são uma doação da Cooperativa Terra Livre, de Nova Santa Rita, e não estão contabilizados nos produtos destinados às marmitas.

Solidariedade Sem Terra

Entre os alimentos doados estão arroz orgânico, feijão, mandioca, farinha de trigo e milho, açúcar, sal, azeite, café e mel. Foto: Maiara Rauber

A campanha Solidariedade Sem Terra, da Cooperativa Terra Livre, completa dois meses. Nesse período já foram arrecadados em torno de R$ 2.471,00. Esse valor será destinado ao pagamento dos 30 kits que serão doados para os motoqueiros e mais uma porcentagem de arroz orgânico entregue às 25 cozinhas que produzirão as marmitas. 

Dentre os alimentos doados estão arroz orgânico, feijão, mandioca, farinha de trigo e milho, açúcar, sal, azeite, café e mel. 

Djones Zucolotto, do setor de comercialização da Terra Livre fala da importância da união com os consumidores e parceiros para ajudar aos que mais precisam. “Estamos trabalhando assiduamente junto com as outras cooperativas e famílias do MST para compartilhar nossos alimentos. A nossa campanha de solidariedade disponibiliza uma plataforma para os nossos clientes colaborarem como podem, e essa doação é convertida em alimentação ou material necessário para as pessoas que estão passando necessidade nas comunidades, principalmente aqui da região Metropolitana de Porto Alegre”, pontua. 

Zuculotto ainda reafirma o compromisso das cooperativas do Movimento e da Terra Livre de seguir ajudando os que mais precisam, e também agradece a todos e todas que se somaram nessa campanha de solidariedade. “Estamos aqui pedindo que nossos consumidores e parceiros continuem doando, para juntos podermos ajudar mais famílias” finaliza. 

Serviço

O que: Doação de alimentos
Quem: MST, centrais sindicais, movimentos sociais e Frente Brasil Popular
Quando: dia 10 de julho, às 9 horas
Onde: Em frente ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre.

*Editado por Solange Engelmann