Acampamento Cícero Guedes

Esperançar: mensagem de Bispo sobre conquista da terra e esperança no Rio de Janeiro

Bispo de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto, manda uma mensagem sobre a fé, luta e religiosidade em tempos de pandemia
Acampamento Cícero Guedes. Foto: Tarcisio Nascimento
Ouça aqui a entrevista completa do Bispo Dom Roberto

Da Página do MST

Em tempos de luto e luta e inspirados na ideia de Paulo Freire, é preciso trazer esperança do verbo “esperançar”. E o verbo não vem “esperar”: esperançar é ir atrás, construir, levantar adiante. E um exemplo desta bandeira tão importante para o Movimento dos Sem Terra o acampamento Cícero Guedes, no Rio de Janeiro, ocupação que é resposta de justiça por 21 anos de luta pela terra.

O acampamento foi construído com o apoio de diversas organizações, sindicatos, entidades de Direitos Humanos, entidades religiosas, partidos políticos, movimento estudantil, movimentos sociais do município de Campos dos Goytacazes e também entidades nacionais. Cerca de 300 famílias ocuparam uma das fazendas que pertence ao Complexo de Fazendas Cambahyba no Rio de Janeiro.

E para ilustrar como a fé e a religiosidade podem ajudar neste momento de angústia frente a pandemia, o Bispo de Campos dos Goytacazes Dom Roberto mandou uma mensagem sobre a fé, luta e religiosidade em tempos de Covid-19.

Dom Roberto envia um recado de apoio ao acampamento Cícero Guedes e fala da importância de entender a realidade destes conflitos pela terra e dar chance a um avanço de reformas urgentes. “O sistema fundiário do Brasil é um dos mais injustos, um dos mais concentrados, então, sobre esta perspectiva, olhamos com simpatia a ocupação das terras porque há um débito social”.

Confira o vídeo completo com a fala do Bispo abaixo:

*Editado por Fernanda Alcântara